A vegetação do Continente Americano

Existe uma variação rica na vegetação do continente americano, e é preciso compreender toda a série de fatores climáticos que englobam o florescimento de algumas espécies em determinadas regiões, e não em outras.

Tipos de vegetação do continente americano

Abaixo, podemos conferir todo o tipo de vegetação que cresce no continente e o clima que favorece o surgimento dessas espécies.

Tundra: predominante na região norte do Canadá, a tundra se constitui, essencialmente, de musgos e líquens. Essa vegetação se desenvolve nas áreas mais frias do planeta onde é possível o surgimento de plantas. Também é importante destacar que essa vegetação só cresce nos meses de verão, pois, quando chega o inverno, o chão congela.

Floresta Boreal (coníferas): floresce mais ao sul do Círculo Polar Ártico, ainda em território dominado pelo Canadá. É uma vegetação acostumada com o inverno muito longo, frio e seco, acompanhado de um verão curto, úmido e ameno.

Pradarias ou estepes: presente tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos, as pradarias tomam forma em planícies. Mais vista em climas temperados, as pradarias também aparecem na Argentina e no Uruguai – e em menor frequência no Brasil. É uma vegetação que não precisa de muita água para sobreviver, mas as queimadas naturais são benéficas para o seu desenvolvimento.

Florestas Temperadas: esse tipo de bioma é mais visto nas áreas nas quais se encontram, entre elas, os pólos e os trópicos. Essa é uma característica comum às zonas temperadas úmidas – pegando boa parte do leste estadunidense. Sua vegetação é rica, em variedade, com coníferas e árvores de folhas largas. Mas elas apresentam, também, árvores com outros tipos de folhagem, além de arbustos e plantas herbáceas. É uma variedade extensa e que se compõe de forma harmoniosa.

Savanas: predominantemente nacional, com concentração forte na região central do Brasil. Se desenvolve mais facilmente em clima tropical semi-úmido.

Floresta Equatorial Amazônica: ela se abriga, em grande parte, na área setentrional da América do Sul, tida como a floresta de clima quente do mundo – ainda que exista em um solo considerado pobre.


Mais Sobre esse Assunto: