América do Norte – Relevo, Hidrografia e Cultura

» » América do Norte – Relevo, Hidrografia e Cultura

A América do Norte é um subcontinente que faz parte do Continente Americano e compreende os países independentes do Canadá, Estados Unidos e o México, além das Bermudas (britânico), Groenlândia (dinamarquês), Ilha de Clipperton, e Saint Pierre et Miquelon (francês), como dependências.

Possui 18.680.276km², com extensas áreas desabitadas. e está assentada sobre a placa tectônica Norte-americana, que abrange também parte da Ásia oriental.

A América do Norte é limitada pelo Oceano Glacial Ártico ao norte, a leste, pelo Oceano Atlântico, a sul pela América Central, pelo Golfo do México e Mar das Caraíbas, e a oeste pelo oceano Pacífico.

Relevo da América do Norte

A Cordilheira do Alasca e as Montanhas Rochosas são os pontos mais elevados do relevo da América do Norte. A maior bacia hidrográfica do território é a Mississipi-Missouri.

As cordilheiras Ocidentais e os montes Apalaches ou Alegânis formam duas cadeias de montanhas de maneira quase que totalmente paralela. Os montes Apalaches incluem a serra Nevada, os montes das Cascatas, as montanhas Rochosas e a cadeia da Costa.

Há ainda, entre essas cadeias de montanhas paralelas, três áreas com menor altitude: o escudo canadense, ao norte; a planície central; e a planície da costa do Atlântico.

Quanto ao México, existem as cordilheiras ocidentais que dividem-se entre as serras Madre Ocidental e Oriental, com a presença de vulcões, como o Popocatepetl, com 5.451 metros, e o Orizaba, com 5.699 metros, que encerram o planalto mexicano.

Elencando os acidentes geográficos da região, estão as penínsulas da Flórida e do Yucatán, localizadas no golfo do México, e a Península do Golfo da Califórnia. O ponto máximo do relevo é o monte McKinley, com 6.194 metros, no Alasca.

As maiores ilhas da América do Norte são a Groenlândia, Banks, Vitória, Ellesmere, Devon e Terra de Baffin, localizadas ao norte.

Hidrografia da América do Norte


Os Grandes Lagos, situados na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, são a principal característica da hidrografia da América do Norte. As cataratas do Niágara localizam-se nessa região, com área total de 250.000km².

O rio Mississipi é o de maior destaque, com uma bacia de 4.600.000km². Ele percorre os Estados Unidos de norte e a sul, com o Missouri, Arkansas e Ohio como seus afluentes principais.

Os rios Hudson, Delware, Sesquehanna o Potomac nascem nas encostas das Montanhas dos Apalaches, e desaguam no Oceano Atlântico. Os rios mais importantes do oeste da América do Norte são o Colúmbia e o Colorado.

Os lagos glaciais fazem parte da região do Canadá, entre eles o lago Winnipeg, o Grande Lago do Urso, o Atabasca, o Manitoba e o Grande Lago do Escravo. Há também mais rios importantes como o Mackenzie, São Lourenço, Frazer e Nelson, no Canadá, e o Yukon, no Alasca . O rio Grande é o de maior destaque no México.

Cultura


Como a América do Norte tem grande extensão e é composto por países culturalmente diversificados, há diversas peculiaridades a serem mencionadas.

Em relação ao idioma, o espanhol é a língua oficial do México, devido a sua colonização. Nos Estados Unidos, o inglês é a língua oficial e no Canadá, o inglês e o francês estão presentes.

O cristianismo é a religião mais presente na região. A população do México é, em sua maioria, católica. Estados Unidos e Canadá são representados pelo protestantismo, mas o catolicismo também está bastante presente.

Em virtude da grande presença de imigrantes nos Estados Unidos, outras religiões também podem ser encontradas como o judaísmo, islamismo, mormonismo, budismo, entre outras.

Em relação à alimentação, a gastronomia é rica e diversificada nos Estados Unidos, com a presença de influências culinárias de todo o mundo. Os fast foods também são muito apreciados. No México há várias comidas tradicionais com o feijão, milho e pimenta como ingredientes principais.

Entre os estilos de danças presentes na região estão o Lindy Hop, o Rock and Roll, Square Dance, Swing Dance, Ballet, Country, English Country Dance, Troika(Dance), Hip-Hop, e várias outras. A música dos Estados Unidos é marcada pela influência afro-cultural, com a presença do country, jazz, pop, techno e hip hop.

Veja também: Economia, Clima e População da América do Norte.