Bactérias heterotróficas

Os organismos vivos existentes no planeta são inúmeros tendo características específicas como as bactérias heterotróficas com reduzido tamanho mas importância grande sendo encontradas em todas as regiões do mundo.

Como são as bactérias heterotróficas

As bactérias, de maneira geral, são organismo de pequeno tamanho procarionte podendo ser autotróficas quando produzem seu próprio alimento ou heterotróficas quando não tem a capacidade de produzir o seu próprio alimento.

No segundo caso, que é o objetivo deste artigo, as bactérias do tipo heterotróficas são alimentadas por meio do consumo de moléculas orgânicas que vem de outros tipos de seres vivos e em sua alimentação pode ser saprófitas ou ainda parasitas.

Quando as bactérias do tipo heterotróficas são parasitas as mesmas obtêm o seu alimento causando doenças em outros organismos vivos como sífilis, coqueluche, leptospirose, cólera, gonorreia e outras.

Já as bactérias heterotróficas que são saprófitas se referem aos fungos, por exemplo, que obtêm o seu alimento a partir do processo de decomposição de matéria orgânica e por isso acabam usando cadáveres de plantas, animais e outros tipos de matéria orgânica.

Uma vez obtido o seu alimento o mesmo vai passar no interior das bactérias do tio heterotróficas por duas possibilidades de processos que podem ser neste caso a fermentação a qual é utilizada para degradar moléculas orgânicas liberando pequenas quantidades de energia.

No caso específico destes organismos as bactérias realizam a chamada fermentação láctica na qual os glicídios são transformados em ácido láctico que é usado na criação de alimentos como queijos, iogurtes e outros derivados do  leite a partir desta modalidade de bactérias.

Desta maneira, as bactérias heterotróficas são organismos vivos de reduzido tamanho mas com características importantes sendo relevantes não apenas para a natureza mas para a vida do homem em si por variadas razões.


Mais Sobre esse Assunto: