Camadas da Atmosfera

A atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Parte gasosa da Terra, a atmosfera é uma estrutura fundamental para a manutenção da vida terrestre, livrando o planeta dos fragmentos à deriva no espaço (meteoritos). No total, possui mais de 1.000 km de extensão.

A composição das camadas da atmosfera varia conforme a altura de cada uma. A distância entre elas também está associada à densidade dos elementos que as formam. Quanto mais longe da terra, menor sua densidade.

Troposfera

Com aproximadamente 16 km de altitude, está mais perto da crosta da Terra. É nela que se encontra o ar utilizado por plantas e animais para a respiração. Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico são seus principais componentes.

Estratosfera

É a segunda camada mais próxima da Terra (entre 16 km e 50 km), sendo composta principalmente pelo gás Ozônio – que atua na proteção do planeta contra os raios ultravioleta (UV). Possui baixa porção de oxigênio, não sendo muito favorável à presença do homem.

Mesosfera

Muito fria, com altitude de 50 km a 85 km, essa camada pode chegar a 100ºC negativos. A parte de contato com a estratosfera, porém, é um pouco mais quente, em virtude da troca de calor.

Termosfera

É a camada atmosférica mais extensa, com 500 km de altitude, ar escasso e bastante propensa a receber a radiação solar. É a camada atmosférica mais quente, podendo marcar até 1000ºC.

Exosfera

A camada mais distante da Terra (800 km de altitude) reúne gás Hélio e Hidrogênio. Como não há gravidade, as partículas se desprendem com mais facilidade nesse ponto. Os satélites de dados e telescópios espaciais ficam ali localizados.

Atualizado em: 16/02/2019 na categoria: Geografia Geral