Capitalismo e Socialismo

O capitalismo e o socialismo são dois sistemas político-econômicos antagônicos. Enquanto o capitalismo prega o mercado livre e a privatização, o socialismo se baseia na exploração dos bens em comum, sob propriedade de todos os trabalhadores.

Da mesma forma, o capitalismo defende a liberdade econômica e direito de escolha do consumidor. Já o socialismo traz o controle do Estado sobre a economia, minimizando as desigualdades com programas sociais que beneficiam os mais pobres.

Outra diferença é a busca individual pelo lucro no capitalismo. No socialismo, por outro lado, busca-se equilibrar a distribuição de riquezas, reduzindo a disparidade entre ricos e pobres e possibilitando que todos tenham acesso a condições mínimas de sobrevivência.

Pensadores

Capitalismo: Richard Cantillon e Adam Smith.

Comunismo: Karl Marx, Friedrich Engels, Mikhail Bukinin.

Sistema politico

Ambos podem sobreviver com uma série de sistemas políticos, como anarquismo, ditadura e democracia direta. Porém, o capitalismo defende a república democrática, enquanto o socialismo prefere a democracia participativa.

Estrutura social

No capitalismo as classes estão relacionadas a sua relação com os meios de produção. Já no comunismo essas diferenças são atenuadas.

Religião

A liberdade de religião é defendida em ambos os regimes – embora algumas vertentes do comunismo tenham comentado que a religião pode tirar o foco político das pessoas. Para Marx, por exemplo, a religião era o “ópio do povo”.

Propriedade privada

No capitalismo, a propriedade privada é o que prevalece. A propriedade pública vem em segundo plano. Já no comunismo a propriedade individual abrange casa, carro e roupas. E a pública fica por conta dos meios de produção, que são de posse do Estado, mas controlados pelos trabalhadores.

Liberdade de escolha

A escolha é livre tanto no capitalismo quanto no comunismo, para a maioria das decisões, como religião, emprego e casamento. A única diferença é que a educação é mandatória no caso do comunismo.

 

Atualmente, o capitalismo é o sistema predominante na maioria dos países do mundo.

Atualizado em: 04/09/2019 na categoria: História Geral