Quais São as Características do Arcadismo?

As principais características do arcadismo são a exaltação da natureza, inspiração greco-romana e exaltação ao homem puro. Entender cada uma delas é essencial para compreender mais sobre o movimento.

O arcadismo é um movimento literário que surgiu no século XVIII com a ascensão da burguesia e de seus valores nos âmbitos político, religioso e social. É conhecido por exaltar a natureza e a vida bucólica, ou seja, é relacionado ao campo e à paz da natureza.

Leia também:

Exaltação da natureza

O bucólico é uma das grandes características do arcadismo, logo, a natureza e o mundo natural são exaltados nas obras. Poetas descreviam o campo e sua tranquilidade incomum e contemplavam a vida simples, desprezando o tumulto e agitação dos grandes centros urbanos.

Exaltação ao homem puro

A essência humana e natural era uma grande preocupação dos artistas do arcadismo. Pessoas que possuíam uma sintonia e harmonia com a natureza eram inspiração para suas criações. Homens considerados primitivos, ou seja, que não foram corrompidos por padrões normativos da sociedade, exalam pureza e ingenuidade, características muito apreciadas pelos artistas do movimento, servindo como fonte de inspiração.

Inspiração greco-romana

O padrão de perfeição, equilíbrio e beleza para os artistas do movimento arcadista encontrava-se na arte greco-romana. Deste modo, grande influência pode ser vista em suas criações, seja referências às temáticas ou regras de composição.

Outras características

Além das citadas anteriormente, o movimento também é marcado pela inspiração nos modelos renascentistas, o tom de confissão presente nos textos, o uso de apelidos e a escrita mais objetiva.

É possível, ainda, notar a idealização da mulher amada, o racionalismo projetado em uma linguagem simples e abordando temas épicos, como a vida humana e seus sentimentos.