Ciclo da Mineração

Encontrar ouro no Brasil era o grande sonho dos portugueses desde a época do descobrimento, mas este sonho só foi realizado no final do século, quando os bandeirantes paulistas encontraram, pela primeira vez, ouro no Brasil. Isso aconteceu no interior de Minas Gerais.

O primeiro ouro encontrado era o chamado “ouro de aluvião”, ou seja, o ouro que se encontra nos vales dos rios.

Ciclo da Mineração

Foi achado no vale do rio Doce e do rio das Mortes. Isso desencadeou uma verdadeira corrida para a região de Minas Gerais.

O ouro encontrado pelos bandeirantes chegou a fazer com que pessoas viessem de Portugal, na esperança de encontrá-lo e mudar de vida, enriquecendo.

Com tanta gente chegando à região das minas, que era um local deserto e de difícil acesso, a corrida do ouro transformou rapidamente o lugar e a região com o movimento.
Os paulistas, que eram os descobridores dasjazidas, começaramaentrar em choque com os portugueses, dando origem àGuenadosEmboabas. Emboaba era uma palavra de origem tupi, que significava forasteiro.

O principal chefe dos portugueses forasteiros foi Manuel Nunes Viana, que liderou tropas contra os paulistas. Em 1709 no Capão da Traição, ocorreu uma grande luta, onde os paulistas foram derrotados e o que fez com que saíssem em busca de novas minas e novas jazidas em outras regiões, o que resultou na descoberta de ouro em Goiás e Mato Grosso.

As guerras e lutas fizeram também com que o rei passasse a exercer grande controle sobre o ouro e a região das Minas e elevasse São Paulo à categoria de cidade em 1711, separando-a administrativamente da região das Minas.

O governo português via no ouro uma grande possibilidade de recuperar a economia de Portugal que atravessava, na época, uma séria crise. Para isso, tratou de montar um grande esquema administrativo para exercer controle e fiscalização sobre a região. Em 1702, criou a Intendência das Minas, órgão que, controlado pelo rei, tinha a incumbência de distribuir terras para exploração do ouro, fiscalizar e cobrar impostos.

O imposto cobrado pela exploração das minas era deum quinto de qualquer quantidade de metal precioso que fosse encontrado e extraído. O intendente das Minas tinha a função de fiscalizar as quantidades e fazera cobrança para a Fazenda Real.

O ouro em forma de pepitas (em póou emgrãos), circulava, oquedificultava o seu controle para a cobrança. Assim, o governo de Portugal proibiu essacirculação, criando as Casas de Fundição, onde era obrigatório levar todooouroparapesagemefundiçãoem barras.

Quando recebiam o ouro, as casas de fundiçãojá retiravam a parte correspondente aos impostos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>