Cinética química: rapidez e influências

» » Cinética química: rapidez e influências

A cinética química é responsável por estudar a velocidade das reações química e quais os fatores que influenciam esses acontecimentos.

Cinética química

O estudo e conhecimento da velocidade das reações químicas são de extrema importância para as industrias e também ode ajudar durante algumas situações diárias com as quais nós nos deparamos no decorrer do dia. Um exemplo: quando nó colocamos algum alimento na panela de pressão. Dessa forma nós estamos acelerando o cozimento deste alimento, ou seja, isso leva é um tempo certo para chegar ao ponto e o estado em que o alimento ficará. A cinética química cuida dessa parte.

As reações químicas podem acontecer em velocidades diferentes, dependendo do tipo de reação, quando e onde está ocorrendo e podem ser alteradas também. Além da concentração de produtos e reagentes, as velocidades dos tipos de reações  acabam dependendo de outros fatores que colaboram para ao acontecimento da transformação, como:

Pressão: se os participantes de uma reação forem gasosos, quando ocorre o aumento do sistema gasoso, junto à ele aumenta-se a velocidade da reação fazendo-a a acontecer de forma amis rápida. Sem contar que quando ocorre o aumento da pressão diminui o volume e intensifica as colisões das moléculas.

Temperatura: quando a temperatura de um sistema é aumentada, também ocorre o aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura, significa também, aumentar a energia das moléculas, sendo energia cinética.

Luz: algumas reações químicas tem um processo mais rápido quando à luz para iluminar o material usado. Um exemplo bem comum é a decomposição da água oxigenada. Devido a isso muitos produtos são vendidos em frascos escuros para evitar luz.

Concentração de reagentes: quanto maior for a concentração dos reagentes, maior vai ser a velocidade da reação utilizada. Um exemplo: quando uma palha de aço é reagida com ácido clorídrico diluído e ácido clorídrico concentrado.