O Que é Classicismo?

O Classicismo é um movimento artístico e literário que surgiu durante o renascimento cultural. O Classicismo valoriza e resgata os elementos da cultura clássica, tem forte influência do pensamento humanista e considera o homem como centro do universo. Nas produções deste período é possível perceber também a busca pelo equilíbrio e pureza formal.

O Classicismo tem como um dos principais representantes do movimento Camões, na literatura, com obras como “Os Lusíadas”, e nas artes plásticas conta com nomes como Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Leia também:

Quando e onde surgiu o classicismo?

O classicismo surgiu durante o período do renascimento na Europa. Os registros datam seus primeiros sinais a partir do século XV. O movimento recebeu o nome de classicismo por marcar o fim da idade médio e início da idade moderna.

Classicismo Renascentista

A expressão “classicismo renascentista” foi muito utilizada principalmente na Literatura, porque classicismo é o nome dado ao estilo literário que foi criado no século XVI, da qual ainda perdurava o renascimento.

Contexto histórico do classicismo

Durante a Idade Média a religião era um fator muito importante para a sociedade, responsável por pautar diversas questões e também as produções artísticas. Os dogmas e regras da igreja católica dominavam o pensamento humano.

A partir do século XV, na Europa, surge o humanismo, que questiona os pensamentos com embasamento científico e o teocentrismo cede espaço ao antropocentrismo.

Neste período aconteceram descobertas históricas que movimentaram o mundo, como é o caso das grandes navegações, a reforma protestante, invenção da prensa por Gutenberg, o fim do sistema feudal e o cientificismo com Copérnico e Galileu.

Com um novo contexto histórico, as pessoas expressavam suas opiniões e pensamentos de outra forma artística, muito baseados no equilíbrio. Neste momento, o renascimento cultural surge e com ele um período de grandes mudanças e transformações sociais e artísticas, como o classicismo.