Classificação das plantas

É importante conhecer a classificação das plantas, pois passeando em uma floresta ou visitando um Jardim Botânico, o que você mais observa são exemplares que pertencem a dois grandes grupos de plantas chamadas de: Fanerógamos ou Espermáfltos e Criptógamos.

Os Fanerógamos são plantas que produzem flores e têm o embrião nas sementes. São também conhecidos como vegetais superiores. Como exemplos, temos: mangueiras, roseiras, alface, agrião, mandioca etc.

O grande grupo dos Fanerógamos é considerado o mais evoluído dentro do Reino dos Vegetais porque todos os seus representantes possuem: raiz, folhas, flores e sementes.

Os Fanerógamos estão divididos em dois grupos, que são:

Angiospermas

Vegetais que possuem as sementes protegidas por frutos. Ex: limoeiro, tomateiro, pessegueiro, etc.

Gimnospermas

Vegetais que apresentam suas sementes expostas, isto é, não se formam dentro de frutos. Ex.: pinheiros, ciprestes, sequoias, etc.

Os Criptógamos são vegetais primitivos que não produzem flores e, portanto, não apresentam frutos, nem sementes. Por esse motivo são chamados de vegetais inferiores. São classificados nos seguintes grupos: Pteridófitas (samambaias e avencas), Briófitas (musgos e hepáticas) e Talófitas (clorofíceas, rodofíceas, feofíceas).

Ainda da na parte de classificação das plantas é importante saber que são considerados os vegetais completos, por apresentar as seguintes partes: raiz,caule, folha, flor, fruto e semente.

Atualizado em: 20/08/2018 na categoria: Classificação das Plantas