Como memorizar o que se lê?

Lembrar-se daquilo que estamos lendo, nem sempre é uma tarefa fácil. Mas já imaginou que existem técnicas que podem lhe ajudar a memorizar? Vamos conhecer tais técnicas agora!

Ler é algo maravilhoso, traz para o leitor um conhecimento inigualável.  Porém, algumas pessoas sentem dificuldade na hora memorizar e guardar o que acabaram de ler. Para ajudar quem precisa memorizar algo importante após a leitura, vamos conhecer algumas técnicas que ajudam bastante a melhorar a memorização.

Técnicas para memorizar o que se lê

Tenha um ambiente favorável

Mas o que é um ambiente favorável? Antes de você começar a ler, procure um local calmo, com uma boa iluminação, ventilado (fresco). Também deve ter um local confortável para se acomodar, se estiver com um caderno para anotações, procure uma mesa, com uma boa cadeira e um apoio para os pés.

Evite televisões ligadas, aparelhos de som, computador e até mesmo seu celular ligado. Aparelhos eletrônicos costumam atrapalhar na hora de ler, lembre-se que quanto mais silêncio, melhor para memorizar o conteúdo.

Faça anotações

Sim, o ato de copiar, fazer resumos, formular – e responder – perguntas, além de grifar partes importantes do texto, faz com que você leia mais de uma vez e assim memorize aquele material.

Leia e fale em voz alta


Pode parecer estranho, mas você não será taxado como louco. Ler em voz alta ajuda a memorizar, afinal, as palavras saem pela sua boca e devem entrar pelos ouvidos. Quando estiver lendo em voz em alta, aproveite para discutir o conteúdo consigo mesmo, também em voz alta!

Grave o que você fala

Outra dica legal é gravar os resumos, as perguntas e a discussão que você faz. Posteriormente, escute e verifique se ainda concorda com o que você escreveu. Caso discorde, recomenda-se gravar o novo pensamento, desta maneira você estará escutando o conteúdo diversas vezes.

Com essas dicas você é capaz de memorizar qualquer conteúdo, aproveite e comece a colocar em prática agora mesmo!