Crescimento e Distribuição da População Brasileira

A população brasileira
, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2014) fica em torno de 203 milhões de habitantes distribuídos pelas 26 unidades de federação e 5.570 municípios e o Distrito Federal. Com isso podemos ter dados do crescimento e distribuição da população brasileira.

Três estados em particular, São Paulo (44 milhões de habitantes, taxa de 21,7% do total da população), Minas Gerais (20,7 milhões, taxa de 10,2%) e Rio de Janeiro (16,5 milhões, taxa de 8,1%) concentram 40% da população. São 27 capitais que condensam 23,8% da população do país, índice que vem se mantendo estável há mais de uma década.

Mais Sobre esse Assunto:

Embora as grandes cidades estejam mantendo uma maior concentração populacional, existe um deslocamento para o interior do Brasil, preferencialmente para as cidades de médio porte, que variam de 100 a 500 mil habitantes.

Mais informações sobre o crescimento e distribuição da população brasileira

De 1970 até a atualidade, a parcela urbana da população brasileira cresceu de 58% naquela década para 80% em 2000, havendo uma estimativa de crescimento populacional, verificando-se que as aglomerações urbanas das Regiões Norte e Centro-Oeste crescem mais do que os centros urbanos já estabelecidos do eixo Sudeste-Sul, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Houve um crescimento mais intenso, entre 2001 e 2005, da população brasileira nas regiões Norte e Centro-Oeste, enquanto que na região Sudeste e Sul um rápido crescimento urbano ocorreu. A região Centro-Oeste teve a experiência de ter a maior taxa de crescimento anual (4,9%), justificado pela ocorrência de fluxos migratórios relativos a atividades de expansão econômica.

A menor taxa de crescimento e distribuição da população brasileira, desde a década de 1990, é apresentada pela região Nordeste, que embora apresente índices elevados de natalidade, possui uma abundância de oferta de mão de obra barata que provoca a migração para a região Sudeste, que possui uma demanda grande de empregos para atender às necessidades do desenvolvimento concentrado nos polos dinâmicos da economia brasileira.

Diminuição da População Brasileira

Com o passar dos anos, o crescimento vegetativo diminuiu, mas a população continua a crescer. A única mudança que ocorreu na população brasileira foi no seu ritmo de crescimento, já que a população crescia muito rápido há algumas décadas, mas agora, seu crescimento diminuiu bastante.

Dos anos 50 até agora, a população está quase 4 vezes maior, mas a tendência é ir diminuindo com o passar do tempo, já que o planejamento familiar está cada vez mais presente na vida dos brasileiros.


Atualizado em: 20/08/2018 na categoria: Geografia do Brasil