Descolonização da Ásia

Como regra geral, a independência da Ásia aconteceu devido ao enfraquecimento das nações europeias após a Primeira Guerra Mundial e pela pressão dos movimentos pela independência. O processo de descolonização realizou-se praticamente ao mesmo tempo que acontecia a Segunda Guerra e o continente contou com a ajuda dos Estados Unidos e da extinta União Soviéticadescolonizacao-asiatica

Surgiu na colônia um movimento nacionalista que impulsionava uma guerra de libertação nacional. Uma vez conquistada a independência, o novo país realizava quase sempre transformações políticas e econômicas radicais, optando pelo socialismo.

Essa independência também foi gradualmente concedida pela própria metrópole que, através da transferência do controle político-administrativo à elite nativa, conservou o controle econômico do novo país, impondo-lhe um novo tipo de dependência conhecida como neocolonialismo.

A descolonização asiática antecedeu em meio século à do continente africano, o que contribuiu para que, cronologicamente, a descolonização da Ásia precedesse e, de certa forma, influenciasse a da África.

Veja mais: Causas da Descolonização da Ásia e África!