Desigualdade Social

Desigualdade Social é a diferença ou falta de equilíbrio entre pessoas ou grupo de pessoas.

Geralmente, esse conceito acontece em países não desenvolvidos ou subdesenvolvidos, onde a diferença econômica entre os indivíduos é muito evidente.

Outras fontes que podemos ver essa desigualdade inclui a diferença entre pessoas para votar, a liberdade de expressão, a dificuldade no transporte, a liberdade de reuniões, a extensão ao direito de propriedade, o acesso à educação, à saúde, moradia de qualidade entre outros.

Infelizmente, um dos fatores que retardam o crescimento econômico é a desigualdade social, que se agravou após o século XXI.

Tipos de desigualdades sociais

Existem várias categorias de desigualdades sociais, algumas delas são:

  • Desigualdade de gênero;
  • Desigualdade racial
  • Desigualdade de casta
  • Desigualdade de classes; e
  • Desigualdade de saúde.

Desigualdade de gênero

A desigualdade de gênero é causada pela discriminação entre homens e mulheres.
Isso acontece até mesmo em casa, onde a divisão das tarefas pode ser um fator a ser comprovado.

Esta diferença fica mais evidente nos setores de trabalho em todos os quesitos, desde a divisão de tarefas, a desigualdade social, os setores de chefia e tudo mais.

Desigualdade racial

Essa desigualdade vem da suposta hierarquia que alguns grupos étnicos têm sobre os outros.
A história da humanidade diz tudo a respeito, os negros, por exemplo, pois eram obrigados a realizarem trabalhos forçados e, até hoje, sofrem com a desigualdade, seja racial, econômica entre outras.

Desigualdades entre classes

As desigualdades entre classes são muito comuns entre países não desenvolvidos ou em desenvolvimento, pois é a diferença econômica existente entre pessoas ou grupos de pessoas.

Essa desigualdade foi definida por Karl Marx, no qual estabeleceu duas classes sociais: A trabalhadora e a burguesia, sendo que cada uma defendeo seu interesse.