Doença de Chagas – Resumo

» » Doença de Chagas – Resumo

A doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi. Seu nome, dado por Carlos Chagas, descobridor da doença, é uma homenagem prestada ao médico Dr. Oswaldo Cruz.

Transmissão

O protozoário é transmitido para o homem por um inseto hematófago conhecido popularmente como barbeiro, que possui uma série de diferentes gêneros de insetos, dos quais o mais conhecido é o Triatoma.triatoma

A transmissão se dá pela penetração do protozoário que está presente nas fezes do barbeiro na pele. Quando o inseto pica a pele da pessoa e elimina as fezes.

Ao coçar o local da picada, as fezes são “empurradas” para o local ferido, infestando o organismo com o parasita. Se houver lesões preexistentes na pele da pessoa, ela também pode se contaminar caso entre em contato com as fezes do barbeiro.

Outras formas de transmissão já foram constatadas. Em regiões onde a incidência da moléstia é alta, transfusões usando sangue de doadores contaminados são frequentes e vários casos da doença foram registrados com essa origem.

Há também a transmissão congênita, ou seja, da mãe doente para o feto através da placenta, causando o aborto ou a morte da criança. O parasita também já foi encontrado no leite materno.

Sintomas da Doença de Chagas

  • Manifestações típicas na região do corpo onde houve a entrada do parasita;
  • Problemas cardíacos e intestinais;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Dilatação do coração, da parede intestinal, da parede do esôfago.

A doença de Chagas pode levar o paciente à morte.