Biologia

Biodiversidade Brasileira

O Brasil é o país que possui a maior biodiversidade do planeta, possuindo em seu território cerca de 20% do número total de espécies da Terra. A grandeza da biodiversidade brasileira deve-se à variedade climática do país e a sua …

Sistema Urinário

O Sistema Urinário, também conhecido como aparelho urinário, é responsável pela produção e eliminação de urina. O sistema urinário possui dois rins, dois ureteres e uma uretra. Qual é a função do sistema urinário? A função do aparelho urinário é …

Doenças Causadas por Vírus

As principais doenças causadas por vírus são gripe, dengue, catapora, AIDS e as hepatites A, B e C. As doenças virais tem sintomas muito comuns e podem ser prevenidas através de vacinas, assim como doenças bacterianas. O próprio sistema de …

Características dos Vírus

Os vírus são parasitas obrigatórios – só conseguem realizar suas atividades vitais quando estão dentro de outra célula. As características dos vírus os tornam únicos e diferenciados de todos os outros seres vivos conhecidos. Conhecendo os Vírus A palavra ‘vírus’ é …

Determinismo Biológico

O determinismo biológico é um conceito que afirma que as características físicas e psicológicas do ser humano são determinadas por sua raça, nacionalidade ou por qualquer outro grupo específico a qual ele pertença. Fazer uso do determinismo biológico é afirmar, …

Tecido Cartilaginoso – Definição, Função e Tipos de Cartilagens

O QUE É TECIDO CARTILAGINOSO? A cartilagem, também conhecida como tecido cartilaginoso, é uma espécie de tecido flexível, conectivo e elástico que os seres humanos possuem em diversas partes do corpo, composto por uma matriz gelatinosa formada, principalmente, por proteínas e …

Classificação das plantas

É importante conhecer a classificação das plantas, pois passeando em uma floresta ou visitando um Jardim Botânico, o que você mais observa são exemplares que pertencem a dois grandes grupos de plantas chamadas de: Fanerógamos ou Espermáfltos e Criptógamos. Os …

Percepção Sensorial

A Percepção Sensorial é uma função do cérebro que nos permite sentir o mundo a nossa volta de utilizando diversas faculdades mentais. Esse é um tema muito trabalhado dentro da parapsicologia porque envolve muito mais do que os sentidos convencionais. …

Bactérias anaeróbias

Os micro-organismos presentes na natureza mesmo tendo uma estrutura orgânica simples e pequeno tamanho tem características e funções de grande relevância como as relacionadas com as bactérias anaeróbias. Detalhes básicos sobre as bactérias anaeróbias As bactérias são pequenos organismos existentes …

Bactérias heterotróficas

Os organismos vivos existentes no planeta são inúmeros tendo características específicas como as bactérias heterotróficas com reduzido tamanho mas importância grande sendo encontradas em todas as regiões do mundo. Como são as bactérias heterotróficas As bactérias, de maneira geral, são …

Fisiologia do Sistema Digestivo

Fisiologia do Sistema Digestivo Aparelho digestivo ou sistema digestório, como recomenda a nova nomenclatura, é composto de uma série de órgãos tubulares interligados formando um único tubo que se estende desde a boca até o ânus. Recobrindo este tubo há …

Introdução à Citologia

Introdução à Citologia A Citologia é uma ciência da área da Biologia que estuda a célula em sua organização, morfologia, funcionamento, composição química e os mecanismos de divisão celular. Dizemos que todos os seres vivos são formados por células, com …

Meio Ambiente Natural e Modificado

As modificações do ambiente: meio ambiente natural e modificado. Ao longo da vida, nós seres humanos, passamos por uma série de modificações do ambiente e de nossas necessidades, de maneira que acabamos por precisar de adaptações diferentes a meios diferentes. …

Proteínas de Defesa: Os Anticorpos

Os Anticorpos Quando uma proteína estranha (antígeno) penetra num organismo animal, ocorre a produção de uma proteína de defesa chamada anticorpo. A molécula de anticorpo se liga quimicamente ao antígeno, neutralizando seu efeito. Os anticorpos, da mesma forma que as …

Talóftas

As talófitas são conhecidas como algas pluricelulares (com muitas células), pois são plantas muito simples, pois não apresentam raízes, caules, folhas, flores, frutos e nem sementes. Elas apresentam apenas um único talo. O talo tem a forma de filamento, lâmina …

Métodos de estudo das células

Para estudar as células podemos usar métodos ópticos e cito químicos. Os primeiros permitem o exame morfológico dos componentes celulares, enquanto os segundos nos fornecem o conhecimento da composição de suas estruturas. Métodos ópticos O estudo das células in vivo, …

Bactérias patogênicas

As bactérias que causam doenças infecciosas são chamadas de patogênicas. Como exemplo temos: tuberculose, pneumonia, hanseníase, febre tifoide, tétano, cólera, leptospirose, peste bubônica, sífilis, coqueluche, erisipela, escarlatina e meningite. Vejamos agora alguns sintomas mais marcantes de cada uma dessas doenças: …

Os fatores limitantes da fotossíntese

Os fatores limitantes da fotossíntese podem ser externos e internos ao organismo. Como fatores internos podem ser citados as estruturas das folhas e dos cloroplastos, o teor de pigmentos, o acúmulo de produtos da fotossíntese no interior do cloroplasto, a …

Tipos de relações desarmônicas

Conheça os tipos de relações desarmônicas: Predatismo É quando um ser mata o outro para comê-lo. Esse ser é chamado de predador e o que morreu é a presa. Esse tipo de relação pode agir como controle biológico. Ex.: cobra …

Tipos de relações harmônicas

Conheça os tipos de relações harmônicas: Colônia Seres de mesma espécie que vivemos juntos em um mesmo local. Ex.: recifes de corais e bactérias. Sociedade Seres de mesma espécie que apresentam uma divisão de trabalho. Ex.: abelhas, formigas. Mutualismo ou …