Geografia do Brasil

Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana é a facilidade de deslocamento da população e produtos em uma cidade para desempenhar as atividades econômicas e sociais. A avaliação da mobilidade urbana leva em consideração aspectos como a organização territorial, o fluxo de transporte de pessoas …

Xenofobia no Brasil

A xenofobia no Brasil costuma ser manifestada em relação a outros povos tidos como “inferiores” em relação a esse país. Um exemplo de xenofobia no Brasil é a celebração dos povos europeus, enquanto haitianos, venezuelanos ou sírios – que enfrentam …

Extrativismo Vegetal no Brasil

Os recursos advindos do extrativismo vegetal no brasil são usados principalmente como matéria prima para a fabricação de diversos produtos, como por exemplo o látex, extraído das seringueiras, é utilizado na fabricação da borracha. O Brasil é um país cuja …

Extrativismo Mineral no Brasil

No Brasil a prática do extrativismo mineral é de extrema importância para economia, devido a riqueza de minérios existentes no subsolo de diversas regiões do país, são cerca de 50 tipos de minérios explorados no território brasileiro, sendo um dos …

Relevo Brasileiro e suas Formas Predominantes

Temos, no Brasil, formas de relevo de baixas e médias altitudes, com a presença de planaltos, depressões e planícies. O relevo brasileiro não possui grandes montanhas devido a sua idade geológica. Como ficou exposto às ações de agentes naturais externos durante …

Classificação do Relevo Brasileiro mais Atual de Jurandyr Ross

A última classificação do relevo brasileiro foi feita por Jurandyr Ross em 1989, que incluiu planaltos e planícies e depressões. O Brasil é um país geologicamente velho, o que significa dizer que ele está sob a ação dos agentes naturais há muitos …

Diversidade Cultural no Brasil

O Brasil é um país com uma grande diversidade cultural e isso, refere-se aos costumes diferentes de uma sociedade, como por exemplo, tradições, culinária, manifestações religiosas, vestimentas, entre outros. O território brasileiro é extenso e por isso, possui inúmeras diferenças …

Quais são as Regiões Geoeconômicas do Brasil?

As regiões geoeconômicas do Brasil são a Amazônia, o Centro-Sul e o Nordeste. Elas são divisões diferentes das macrorregiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) porque levam em consideração aspectos diferentes, como características socioeconômicas, naturais e o processo histórico. …

Regionalização do espaço brasileiro

Quando a Geografia surgiu como ciência propriamente dita, com normas e princípios, era comum usar o conceito de “região natural”. Ela reunia características de relevo, clima, hidrografia e vegetação que eram diferentes das outras regiões em tomo. Durante a expansão …

População Brasileira por estado

A população estimada do Brasil ultrapassa os 200 milhões de habitantes, divididos em 26 estados e o Distrito Federal. De acordo com o IBGE, a concentração populacional em número de habitantes por estado (ano 2014), encontra-se da seguinte forma, como …

Crescimento e Distribuição da População Brasileira

A população brasileira , segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2014) fica em torno de 203 milhões de habitantes distribuídos pelas 26 unidades de federação e 5.570 municípios e o Distrito Federal. Com isso podemos ter dados …

Origem e Evolução da População Brasileira

A população brasileira é o resultado de intensa miscigenação racial. Os brancos aqui chegaram, no século XVI, com o início do processo colonizador. Todavia, alguns fatores contribuíram para a intensificação da população imigrante branca: A assinatura do decreto de 25 …

Segunda fase: 1914 a 1955, a fase nacionalista

Como foi a fase nacionalista? A crise econômica mundial de 1929 precipitou o fim do ciclo do café. Por outro lado, acelerou ainda mais o ritmo da industrialização brasileira, sobretudo a partir de 1930, quando Getúlio Vargas assumiu pela primeira …

As Condições de Vida da População brasileira

Como são as condições de vida da população brasileira? As condições de vida da população de um país costumam serem medidas pelos indicadores sociais, tais como as taxas de crescimento vegetativo, mortalidade infantil, analfabetismo, expectativa de vida etc. Os péssimos …

O agravamento do efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural: alguns gases, em particular o CO2, funcionam como retentores de calor, condição fundamental para manter a existência de animais e plantas no planeta. No entanto, desde o século XVIII, o processo de industrialização …

Quadrilátero Ferrífero

Quadrilátero Ferrífero é a região delimitada pelos municípios mineiros de Congonhas, Belo Horizonte, Santa Bárbara e Mariana. Estrutura do Quadrilátero Ferrífero A estrutura geológica do Quadrilátero Ferrífero é formada por rochas do período pré-cambriano (era Proterozóica), que se formaram há …