Situação Econômica do Império
O principal produto brasileiro durante o Império foi o café, que dominava as exportações brasileiras, seguido pelo açúcar, o tabaco e o algodão.
Por iniciativa de Manoel Alves Branco, Ministro da Fazenda, em 1844 foram promulgadas novas tarifas alfandegárias, mais altas, que além de aumentar os recursos do tesouro imperial incentivaram à incipiente produção industrial do [...]
Revolução Praieira
Aconteceu em Pernambuco em 1848, pois os liberais exaltados, também chamados de Partido da Praia, organizaram um levante contra a situação, onde o poder econômico era dominado pelos comerciantes portugueses e pela aristocracia rural.
O povo passava por sérias dificuldades econômicas.
Os principais líderes foram Pedro Ivo e Borges da Fonseca, mas a revolta foi sufocada pelas [...]
O Segundo Reinado: A Maioridade do Imperador
O período regencial foi uma das fases mais conturbadas da história política brasileira, pois as várias rebeliões colocaram em perigo a unidade nacional.
Visando uma solução jurídica ao problema, o Clube da Maioridade lutava junto à Assembléia Nacional para que a maioridade de D. Pedro de Alcântara fosse antecipada e que o novo Imperador assumisse o [...]
Guerra do Paraguai
O Paraguai, desde sua independência, vinha conquistando um lugar de prestígio entre os países sulamericanos, pois havia erradicado o analfabetismo, instalado estradas de ferro, telégrafo, fábricas de pólvora, armas e até uma siderúrgica.
A população tinha boa alimentação e havia sido feita distribuição de terras aos agricultores.
O Paraguai tinha, porém, um problema:
Não tinha acesso ao mar.
Essa [...]
O Início da Colonização do Brasil
Pensando em garantir a fixação dos portugueses em solo brasileiro, Martim Afonso de Souza, trouxe soldados para expulsar os invasores, colonos para povoarem, sementes e ferramentas agrícolas e tinha a intenção de procurar ouro para garantir o início do povoamento.
Como colonizador, distribuiu lotes de terras, as sesmarias, aos novos habitantes, iniciando o plantio da cana- [...]
Inscreva-se