História Geral

Absolutismo Monárquico

O absolutismo monárquico foi um tipo de regime político no qual a concentração do poder estava exclusivamente nas mãos do rei. O absolutismo monárquico surgiu para solucionar as guerras civis religiosas e permaneceu até o século XVIII. No início da …

Império Napoleônico – Primeiro Império Francês

Também conhecido como Grande Império da França, o Primeiro Império Francês foi o período político marcado pelo governo de Napoleão Bonaparte, no século XIX. Teve início em maio de 1804 e durou até abril de 1814. Como tudo começou? O …

Absolutismo Francês

O absolutismo francês, também chamado de Antigo Regime, ficou marcado pelo regime de Luís XIV. O absolutismo francês contava com a autoridade absoluta, chamado de Rei Sol – nascido e educado para ser rei –, que afirmava “O estado sou eu”. O monarca desfrutava …

Crimes de Guerra

Crimes de guerra são violações do direito internacional (principalmente, direitos humanos) cometidas durante períodos de conflitos. Os alertas para os crimes de guerra passaram a ser acendidos por meio de acordos internacionais, como as Convenções de Genebra (1864-1949), estabelecidas na Suíça. Atos …

Movimentos Abolicionistas

O abolicionismo é o movimento surgido no fim do século XVIII, na Europa, com o objetivo de abolir a escravidão e comércio de africanos. No Brasil, o movimento abolicionista começou a partir da segunda metade do século XIX. Os ideais …

Maduro: Venezuela em Crise – O Que Está Acontecendo?

Nicolás Maduro ordenou o fechamento de fronteiras entre a Venezuela e países vizinhos a fim de impedir a ajuda humanitária solicitada pela oposição política. A crise na Venezuela hoje, 23/02/2019, já deixou vários mortos. A oposição afirma: a queda de …

O que é Absolutismo?

O absolutismo foi uma forma de governo surgida na Europa, que defendia o poder absoluto e sem restrições a uma só pessoa. O objetivo do absolutismo era defender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantilista. Absolutismo x interesses da …

Crise Soviética

A crise começou a assombrar a União soviética na década de 1980, devido a seu fraco desenvolvimento tecnológico nas industrias de alimentos e bens de consumo a população sofria com falta de itens básicos, causando assim insatisfação e consequentemente grupos …

O que é o Intervencionismo?

O intervencionismo é um sistema de governo no qual a produção se desenvolve através da iniciativa privada, porém o Estado intervém regulando certos aspectos. No intervencionismo estatal, o papel do Estado se estende até onde a sociedade permite, sendo que …

Colônias de Exploração

Colônia de exploração é um território que foi invadido por uma metrópole com o intuito de extrair as riquezas naturais pertencentes aquela terra, assim gerando riqueza para o país explorador e causando uma devastação na terra explorada. Sendo assim as …

Conflitos Étnicos

O conflito étnico é um combate cuja motivação principal está ligada a religião, questões territoriais, culturais ou políticas. Historiadores afirmam que os conflitos étnicos são muito antigos na história da humanidade, tornando-se responsáveis pela destruição de povos como os Neandertais. …

Colonização Inglesa

A colonização inglesa foi o processo de exploração feito pela Inglaterra com início no século XVI sob o comando do explorador Walter Raleigh, as primeiras expedições partiam em destino a América do norte, porém não obtiveram o sucesso esperado, os …

O que foi o Colonialismo?

O termo colonialismo foi inicialmente usado pelos romanos ao se referirem as comunidades rurais fora do território romano, mas logo se tornou um termo mais amplo. Na prática o que acontecia era a invasão e exploração dos recursos de outras …

Sustentabilidade Empresarial

A sustentabilidade empresarial é o conjunto de medidas tomadas por uma empresa para conseguir lucro e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e trazer benefícios à sociedade. A preocupação com o meio ambiente chegou também às corporações, por meio …

Quais foram as Fases da Revolução Francesa?

A revolução francesa teve três fases: Fase da monarquia constitucional, a convenção republicana e o período do terror, e a ultima fase chamada de diretório. A insatisfação geral da população, principalmente da burguesia, foi um dos motivadores da revolução, toda …

O que Significa o Isolacionismo?

Isolacionismo é um tipo de política adotada por um país, na qual ele se abstém de quaisquer acordos ou relações internacionais. Essas atitudes são consideradas extremistas pelos demais países, pois torna difícil o estabelecimento de uma diplomacia e pode prejudicar …

O Que foi a Revolução Francesa?

A revolução francesa foi um momento marcante na história da nossa sociedade, correu entre os anos de 1789 e 1799 e ficou marcada principalmente por uma grande e constante movimentação política e social que culminou em importantes avanços para o …

O que foi o Iluminismo?

Conhecido também como século das luzes, o iluminismo foi um movimento intelectual ocorrido entre os séculos XVII e XVIII, principalmente na Inglaterra, Holanda e França. Suas principais ideias giravam em torno da liberdade política e econômica, com defesa da burguesia. …

Crise dos Mísseis

A crise dos mísseis, ocorrida entre os dias 16 e 28 de outubro 1962, foi o episódio mais crítico da Guerra Fria. Tudo aconteceu quando se descobriu que a União Soviética havia instalado bases de lançamento de mísseis nucleares em …

Reforma Religiosa

A reforma religiosa ou reforma protestante foi um movimento de manifestação contra a Igreja Católica, no século XVI, em virtude de algumas práticas irregulares que estavam sendo cometidas por algumas camadas da igreja. Entre elas, a venda de cargos eclesiásticos …

Capitalismo e Socialismo

O capitalismo e o socialismo são dois sistemas político-econômicos antagônicos. Enquanto o capitalismo prega o mercado livre e a privatização, o socialismo se baseia na exploração dos bens em comum, sob propriedade de todos os trabalhadores. Da mesma forma, o …

Características do Capitalismo

O capitalismo é o sistema econômico mais adotado no mundo atualmente. Entre suas principais características estão o acúmulo de capital, busca por lucro, divisão de classes e competitividade no mercado. Esse sistema econômico se estabeleceu na transição da idade média …