Êxodo Rural

Êxodo rural é o nome dado ao fenômeno migratório que acontece com populações do campo que se transferem pra uma zona urbana em busca de maiores oportunidades de sobrevivência.

Um dos principais motivos para o surgimento o êxodo rural foi a chegada das maquinas na agricultura, esse acontecimento fez com que a demanda de trabalho braçal diminuísse consideravelmente, consequentemente a população rural foi perdendo qualidade de vida. Além disso havia um grande crescimento industrial nas áreas urbanas com a necessidade de mão de obra.

Migração nordestina e êxodo rural

Na década de 60 sob o comando do presidente JK (Juscelino Kubitschek) o Brasil viveu um momento de intenso investimento industrial, empresas estrangeiras abriam grandes fabricas na região sudeste do país.

Em consequência da seca sofrida no nordeste brasileiro e a mecanização das atividades que antes eram feitas em sua totalidade por trabalho braçal, houve nessa época uma migração nordestina em massa em direção ao sudeste do país, a população migrava em busca de emprego na industrias e uma qualidade de vida melhor.

Devido a grande migração em destino as cidades do sudeste, que não possuíam estrutura suficiente para receberem tanta gente, os imigrantes foram se instalando em morros e as margens, foi surgindo desemprego devido a falta de qualificação de alguns imigrantes e consequentemente houve o aumento da violência principalmente nas periferias.

Êxodo Rural na Atualidade

Atualmente houve uma grande diminuição de êxodo rural, os governantes tentam implementar políticas publicas que incentivam o trabalho rural, poia a diminuição da população rural causa consequências que afetam toda a sociedade como a diminuição da produção de alimentos e matéria prima, além do aumento da inflação e do custo de vida nos centros urbanos.

Atualizado em: 04/09/2019 na categoria: Geografia Geral