Êxodo Urbano

Êxodo Urbano é um fenômeno de migração que acontece nos grandes centros urbanos, a população em busca de tranquilidade e qualidade de vida se transferem para cidades menores e afastadas dos grandes centros urbanos industrializados.

Com o constante investimento industrial os centos urbanos foram atraindo cada vez mais gente, cidades ficaram com grandes aglomerados de pessoas, isso foi se tornando um caos, por conta do aumento da criminalidade e insegurança e consequentemente uma grande diminuição da qualidade de vida nos grandes centros.

Isso desencadeou em um grande êxodo urbano, a população exausta do caos que se instaura nas cidades grandes procuram uma vida mais simples e tranquila em cidades com menores e longe desses centros.

Êxodo Urbano na idade média

Logo após as invasões dos Bárbaros e o consequente declínio do império romano a população que vivia nos centros urbanos europeus teve que se deslocar desses e voltar para o campo.

Além dos problemas com as invasões bárbaras as cidades sofriam com superlotação e sofriam com escassez de alimento e falta de uma estrutura de saúde, moradia e econômica para se ter uma vida digna. Esses foram os principais motivos que ocasionaram no êxodo urbano na idade média.

Atualizado em: 04/09/2019 na categoria: Geografia Geral