Quais foram as Fases da Revolução Francesa?

A revolução francesa teve três fases: Fase da monarquia constitucional, a convenção republicana e o período do terror, e a ultima fase chamada de diretório.

A insatisfação geral da população, principalmente da burguesia, foi um dos motivadores da revolução, toda conjuntura na época era baseada na ideologia absolutista que consequentemente cedia privilégios ao alto clero e a aristocracia e desfavorecia os camponeses e os burgueses.

Fase da Monarquia Constitucional

Logo após a queda de Bastilha o povo apresentava a Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão, foi a primeira grande vitória do povo sobre a monarquia francesa.

Os senhores começaram a terem suas terras invadidas por camponeses, num processo que ficou conhecido como o “Grande Medo”, além disso a aristocracia perdia seus poderes que possua na época feudal, decorrente de uma nova constituição que estabelecia uma monarquia constitucional.

Fase da Convenção republicana e o Período do Terror

Com a intenção de fomentar uma maior participação popular nas tomadas de decisão do estado além de não permitirem o retorno do absolutismo monárquico, foi criada uma convenção republicana, porém divergências internas fizeram se dividir entre girondinos, jacobinos e a planície.

Mesmo com a fundação da republica continuava a haver muitos conflitos de interesses, as classes mais pobres possuíam ideia muito radicais, isso levou o rei Luís XVI para a morte, e pelo fato de os girondinos terem sido contra a morte do rei e sua família, muitos foram perseguidos e mortos, dando assim início ao chamado período do terror.

Com a vitória dos jacobinos sob o comando de Robespierre entrou a vigor a constituição que por sua vez era bastante revolucionária, extinguia a escravidão nas colônias e dava o direito de voto á cidadãos maiores de 18 anos.

No entanto devido a centralização do poder por Robespierre, grupos contrários acabaram o matando, sendo assim os jacobinos perderam o poder sobre o estado.

Diretório

A burguesia retomava seu espaço com a queda dos jacobinos, com isso foi constituído um diretório formado por cinco pessoas da burguesia.

Com o diretório constituído alguns privilégios retornaram, e muitos direitos conquistados coma a antiga constituição se perderam, um grande retrocesso aconteceu.

Atualizado em: 04/09/2019 na categoria: História Geral