Império Napoleônico – Primeiro Império Francês

Também conhecido como Grande Império da França, o Primeiro Império Francês foi o período político marcado pelo governo de Napoleão Bonaparte, no século XIX. Teve início em maio de 1804 e durou até abril de 1814.

Como tudo começou?

O império napoleônico teve início com um golpe militar no ano de 1799. Em seguida, foi formado um consulado, no qual Napoleão se tornou o primeiro cônsul. A segunda posição foi a de cônsul vitalício, até que Bonaparte se autoproclamou imperador da França, em 1804. Uma das maiores influências de napoleão era o imperador romano Júlio César.

Força militar de Napoleão

Sua atuação durante 15 anos foi marcada pela liderança de muitas batalhas. A ideia de Napoleão era transformar a França na maior potência em todo o mundo. Em 1810, ele conseguiu dominar toda a parte ocidental da Europa, com exceção da Inglaterra, que resistia muito bem aos ataques franceses.

França x Inglaterra

A Batalha de Trafalgar foi a maior derrota nesse sentido. Internamente, Napoleão conseguiu devolver a estabilidade política de seu país. Com a força dos oponentes ingleses, a estratégia foi estabelecer um bloqueio continental, que dificultava o acesso da Inglaterra aos produtos franceses e de seus aliados.

Derrocada do império napoleônico

A partir de 1810, o império de Napoleão foi perdendo força, pouco a pouco. Os principais motivos eram o seu despotismo e os males decorrentes das guerras. Em abril de 1814, abre mão do trono.

Em 18 de junho de 1814, Napoleão perde a batalha de Waterloo, próximo à atual Bélgica, contra britânicos, russos, prussianos e austríacos. Após isso, vai para o exílio na Ilha de Elba.

Em seu lugar, reassume a monarquia Bourbon. No mesmo período, foi redesenhado o mapa político da Europa Ocidental, com o Congresso de Viena.

Atualizado em: 05/04/2019 na categoria: História Geral