Influência da Lua na Pesca e Agricutura

A Lua na pesca e agricultura – Tradição entre povos antigos

Nas inúmeras tradições da agricultura, a Lua é vista como a reguladora eficaz do processo cíclico dos vegetais, principalmente entre os povos antigos. Com sua variação de fases, desprende energia que pode favorecer processos de plantio. É importante lembrar que os dados de que dispomos foram adquiridos por observação, amostragem e comparação. Ou seja, não é ciência pura porque não existem provas científicas ou matemáticas.

  • Na Lua nova, não é aconselhável nem a semeadura, nem a poda. “Todo grão semeado na Lua nova perde-se pela metade”, diz um provérbio.
  • Na Lua crescente, a fase é propícia para o plantio de mudas em geral, mais especialmente de flores, que têm tendência a se tornarem mais viçosas e bonitas. É o momento adequado também para se cortar madeira destinada à construção. Aristóteles, filósofo grego, afirmava que todos os grãos que brotam sobre a terra devem ser semeados na Lua crescente.
  • A Lua cheia é o momento ideal para a semeadura de árvores frutíferas e para a colheita de plantas medicinais, pois suas hastes tendem a estar cheias de seiva.
  • É na Lua minguante que é aconselhável a colheita de cereais (milho, feijão). A poda de árvores e arbustos também é recomendada nesta fase, pois a seiva existente é bem menor. É também a fase favorável para o plantio de tubérculos como a batata, beterraba, cebola, cenoura e outros porque a energia da Lua desprendida nessa fase ajuda a desenvolver as raízes.

A Lua e a Pesca

  • Na Lua nova, a falta da luz lunar faz com que os peixes fiquem no fundo das águas e dificilmente subam à superfície. Isso tende a tornar a pesca bem difícil. Nessa fase, se alguém falar que pescou muito e com facilidade, pode ser uma tremenda história de pescador …
  • Na Lua crescente, a luminosidade lunar começa a penetrar nas águas. Isso faz com que apenas alguns poucos peixes subam para a superfície das águas, produzindo, em geral, uma pesca fraca.
  • Durante a Lua cheia, a intensidade da luz lunar penetra nas águas em profundidade. Observou-se que, nessa época, os peixes se tornam famintos e, atraídos pela luz, sobem à tona em busca de alimento. A pesca tende a ser farta e fácil na Lua cheia, principalmente, no terceiro dia.
  • Na minguante, a pesca não é tão abundante como na Cheia, mas os peixes ainda ficam na parte mais rasa das águas, aproveitando o que ainda resta de luz.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Geografia Geral