Introdução à Citologia

Introdução à Citologia

  • A Citologia é uma ciência da área da Biologia que estuda a célula em sua organização, morfologia, funcionamento, composição química e os mecanismos de divisão celular.

Dizemos que todos os seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus, sendo conhecidos desde formas unicelulares até formas pluricelulares.

Mais Sobre esse Assunto:

 Organismos Unicelulares

  • O organismo unicelular tem a célula como sendo o próprio organismo, isto é, a única célula é responsável por todas as atividades vitais, como alimentação, trocas gasosas, reprodução e liberação de excretas etc.

Organismos Pluricelulares

  • O organismo pluricelular, que é formado por muitas células (milhares, milhões e até trilhões de células), apresenta o corpo com tecidos, órgãos e sistemas, especializados em diferentes funções vitais. As células dos pluricelulares diferem quanto às especializações e de acordo com os tecidos a que elas pertencem.

Sendo assim, podemos afirmar que um organismo unicelular ou pluricelular é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Classificação dos Seres Vivos

  • Na classificação dos seres vivos, são utilizados critérios de organização e fisiologia celular para diferenciar os grupos (reinos).

Organização Celular

  • Quanto à organização celular, as células podem ser procarióticas ou eucarióticas.

Atualizado em: 20/08/2018 na categoria: Biologia