O Povoamento da América

Três teorias buscam explicar como e quando se deu o povoamento da América, já que a vida não começou no continente. O povoamento da América tenta ser desvendado pelas Teoria do Povoamento pelo Estreito de Bering, Teoria Malaio-Polinésia e Teoria do Povoamento pelo Oceano Pacífico.

A Teoria Malaio-Polinésia afirma que o povoamento da América se deu por meio de embarcações primitivas que partiram da Austrália, Beríngia e Melanésia. A segunda, conhecida como australiana, diz que a América foi ocupada a partir de embarcações primitivas que atravessaram o Pacifico e, finalmente, a terceira, a asiática, que tem sido a mais aceita pela comunidade científica segundo essa teoria, a América foi ocupada durante a quarta glaciação, quando o estreito de Bering foi congelado, possibilitando a passagem para o Masca em janeiro de 2004, porém, foi divulgado um novo estudo que pode modificar as teorias arqueológicas sobre  a ocupação do continente americano.

Trata-se de uma pesquisa realizada às margens do rio Yana, no Círculo Polar Ártico, onde arqueólogos russos encontraram ferramentas de caça confeccionadas há mais de 30 mil anos. O local fica perto do Estreito de Bering. A única contradição entre essa teoria e a asiática é a data: até então, acreditava-se que esse povoamento tivesse começado há mil anos. De qualquer forma, ambas abrangem o auge da última glaciação no povoamento da América.

Teoria do Povoamento pelo Estreito de Bering – Asiática

Aceita no ano de 1930, a teoria do povoamento da América pelo Estreito de Bering afirma que quando houve a descida de pelo menos 120 metros nos níveis do oceano devido à grande concentração de gelo nos continentes na última era glacial, há 40 mil anos, algumas faixas de terra ficaram visíveis. Uma delas foi a Beríngia, área em que os continentes americano e asiático entraram em contato, unindo as regiões da Sibéria e do Alasca.

Teoria Malaio-Polinésia

Defendida pelo antropólogo francês Paul Rivet, em 1943, a Teoria Malaio-Polinésia dita que os primeiros homens a chegarem na América vieram da região da Austrália, Beríngia (região que divide a Ásia da América) e Melanésia, de ilha em ilha através de canoas rústicas.

Teoria do Povoamento pelo Oceano Pacífico – Australiana

Desenvolvida pelo brasileiro Walter Neves, a Teoria do Povoamento pelo Oceano Pacífico defende a vinda dos primeiros homo sapiens da região asiática em dois momentos que aconteceram, respectivamente, há catorze mil anos e a há doze mil anos. No entanto, foram encontrados, em escavações arqueológicas, artefatos de pedra confeccionados há, aproximadamente, vinte e dois mil anos, no Brasil, o que contradiz a teoria.

Niède Guidon, outra arqueóloga brasileira, chegou a cogitar uma viagem marítima partindo da África em direção ao Brasil, trazendo os primeiros seres humanos aqui por acidente. No entanto, ela também afirmou que poderia não ser um caso de uma viagem direta, mas também, possivelmente, uma migração, que pode ter acontecido, inclusive, do Alasca.

Qual é a Hipótese mais Aceita sobre o Povoamento do Continente Americano?

A Teoria do Povoamento pelo Estreito de Bering é a hipótese mais aceita para explicar como se deu o povoamento do continente Americano.


Mais Sobre esse Assunto: