O Que é Espaço Geográfico?

O espaço geográfico é todo espaço natural que sofreu interferência das atividades humanas. Diversos conceitos são dados pelos geógrafos, como, por exemplo, o conjunto de elementos e ações que molda o espaço, ou, apenas uma apreensão da ação humana no meio. Sobretudo, todos os conceitos estão ligados à modificação da natureza pelo homem.

Espaço Geográfico

Se todas as ações sociais, econômicas e técnicas do homem no meio formam o espaço geográfico, podemos concluir que ele não existiria se não fosse a existência humana.

Paisagem

O que vemos, ouvimos e sentimos no exterior do espaço geográfico é a paisagem. Porém a paisagem não está somente nele, mas também onde o homem não intervém, que é o espaço natural.

Lugar

O lugar corresponde à parte delimitada do espaço geográfico que o homem tem uma relação maior de intimidade, afetividade e propriedade, como a casa onde mora, o bairro ou o sítio. Lugar, nesse sentido, é sinônimo de localização.

Quais elementos compõem o espaço geográfico?

O espaço geográfico é composto pelos seguintes elementos:

  • Natureza;
  • Homem;
  • Paisagem;
  • Cultura;
  • Território (área de terra demarcada).

Exemplos de Espaços Geográficos

A cidade é um dos principais exemplos de espaço geográfico, uma vez que era um espaço natural que foi, aos poucos, sendo modificado através da construção de casas, prédios, vias e praças.

Uma fazenda ou sítio também é exemplo de espaço geográfico, uma vez que foi cercada, construída casa, abrigo para animais, plantações etc.

Espaço Geográfico Brasileiro

O espaço geográfico brasileiro está localizado na América do Sul e sofreu várias alterações ao longo da história. Atualmente, é organizado por 26 Estados e o Distrito Federal que é a cidade de Brasília, capital do Brasil.

Suas fronteiras estão delimitadas por rios (50%), lagos (5%), serras (25%) e linhas geodésicas (20%). Fazendo fronteira com os seguintes países:

Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Construção, transformação e representação do espaço geográfico

A construção do espaço geográfico teve início quando os homens começaram a se organizar socialmente e trabalhar em prol do seu sustento durante a chamada Revolução Neolítica. Com o desenvolvimento do trabalho, foram surgindo as propriedades privadas, as cidades, divisões territoriais das cidades-estados e consequentemente as lideranças políticas.

O espaço foi se transformando ao longo do tempo conforme os interesses. Com o aparecimento das indústrias, a quantidade de matéria-prima retirada da natureza aumentou para poder abastecê-las, desenvolvendo uma sociedade mais consumista que precisava cada vez mais de alimentos e produtos. O espaço rural foi transformado para atender a demanda populacional por matérias e surgiu o espaço urbano para se desenvolver as atividades comerciais, industriais e de habitação.

O espaço geográfico é representado principalmente através de mapas, mas fotos e desenhos são outras possibilidades. As representações são, na maioria das vezes, em escala reduzida, pela impossibilidade de ser mostrado em tamanho real. A área responsável por estudar e produzir essas representações geográficas é a Cartografia.

Espaço Geográfico e Globalização

A globalização encurtou as distâncias existentes de tempo e espaço entre as diversas partes do espaço geográfico.

Ela tem uma influência direta na economia, pois facilitou a independência da mesma pelos países, mas também influencia na cultura, na política, no trabalho, no transporte, na comunicação, no social e diversos outros aspectos. O desenvolvimento de técnicas fez com que a apropriação do homem se expandisse para o espaço sideral e não ficasse limitada somente ao espaço terrestre.

A globalização deu origem a um novo espaço, o espaço globalizado, onde todos os aspectos estão ligados às diversas partes do mundo, seja pela tecnologia, seja pelas outras novas técnicas.


Leia também:

Paisagem Geográfica, Natural e Cultural

Determinismo Geográfico ou Ambiental

O Espaço Geográfico na Atualidade

Os Primórdios da Organização do Espaço Geográfico