O que é Intemperismo?

O intemperismo ou meteorizarão, como também é conhecido, é o processo que envolve alteração química ou física de rochas para formação do solo e desenho do relevo.

Fatores como o clima e o relevo interferem muito no processo de intemperismo, pois a quantidade de chuvas, temperaturas, ventos e a maneira como o fluxo de água infiltra no solo são variáveis que influenciam diretamente no grau do intemperismo sofrido pelas rochas.

Outros fatores como a composição química das rochas, o tempo e a cobertura vegetal também interferem no processo.

Intemperismo Físico, Químico e Biológico

O intemperismo físico ou mecânico baseia-se na desintegração do material de origem da rocha, sem que haja alteração química dos minerais da mesma.

Nesse caso, o desgaste resulta na degradação da rocha em fragmentos cada vez menores, causada basicamente pela temperatura e pluviosidade.

O intemperismo químico é causado pelas alterações nos minerais presentes no material da rocha, causando a sua decomposição. A intensidade desse processo é medida pela pluviosidade, temperatura e vegetação.

O intemperismo biológico é causado pela ação dos seres vivos nas rochas, como as bactérias e os animais.

Raízes de plantas, excrementos de animais, o atrito que os mesmos causam no solo e a decomposição de organismos são exemplos da ação do intemperismo biológico.

Intemperismo e erosão

Apesar de serem tratados como sinônimos por diversas vezes, intemperismo e erosão são processos diferentes.

Intemperismo é o conjunto de processos químicos, físicos e biológicos responsáveis pela degradação das rochas, formação dos sedimentos e, posteriormente, a formação dos solos e delineamento do relevo.

Enquanto isso, a erosão compreende o desgaste e transporte dessas partículas formadas pelo intemperismo, levando-as consigo para outros locais e contribuindo para a transformação do relevo.

Um processo sucede o outro, porém ambos contribuem para o equilíbrio natural.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Geografia Geral