O que é um buraco negro?

Que o espaço sideral é um mistério, todo mundo já sabe. As galáxias são formadas por planetas, constelações e também por buracos negros. Você sabe o que é um buraco negro e o que ele pode fazer? Vamos aprender mais sobre ele a partir de agora!

A maioria das pessoas acha que o buraco negro é um espaço negro no meio do espaço sideral. Se algo ou alguém passar perto de um buraco negro será imediatamente puxado para dentro dele.

Em uma explicação mais científica, podemos dizer que um buraco negro é uma região do espaço sideral que contém uma grande quantidade de massa concentrada. Essa grande massa é responsável por fazer com que o buraco negro tenha uma grande força de atração – a famosa força gravitacional. E é justamente essa força gravitacional que não deixa nada escapar de um buraco negro, nem mesmo a luz.

Entendendo um buraco negro

Como ninguém nunca esteve em um buraco negro, existe algumas teorias que podem explicá-lo. A melhor teoria que encontramos para explicar esse fenômeno é a conhecida Teoria da Relatividade, criada pelo gênio Albert Einstein.

Einstein afirma que a força da gravidade é a responsável por uma manifestação de deformidade entre o espaço e tempo causada pela massa de corpos celestes, podendo ser planetas, estrelas e até cometas. A deformação causada vai depender da massa e/ou densidade do corpo celeste. Por isso, podemos afirmar que quanto maior a massa do corpo, maior será a deformidade e a gravidade dele.

Como nos buracos negros há uma grande concentração de massa em um pequeno ponto, acredita-se que nem mesmo a luz pode escapar de um buraco negro. Pois, para escapar, seria necessário ter uma velocidade superior à velocidade da luz.

Uma ideia dos estudiosos é que o buraco negro é nada mais que uma estrela em seu último estágio, depois que ela consome todo o seu combustível e se transforma em uma supernova.