O Que é uma Colônia de Povoamento?

Uma colônia de povoamento é o modelo de colonização baseado na ocupação do território e da construção de uma sociedade economicamente ativa no local. O objetivo de uma colônia de povoamento não é apenas explorar as riquezas da terra conquistada como na colônia de exploração, mas buscar desenvolver a região e aprimorar suas estruturas para o benefício dos próprios colonizadores e dos novos povos que lá se estabelecem.

Alguns exemplos de colônias de povoamento são as colônias que ficavam no Norte e no Centro dentre as Treze Colônias Inglesas da América do Norte, as colônias do Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

Qual é a diferença entre colônia de povoamento e colônia de exploração?

Na colônia de exploração a intenção é explorar ao máximo as riquezas da terra e comercializá-las no mercado externo para enriquecer a metrópole, enquanto a intenção da colônia de povoamento é ocupar a terra e desenvolver uma atividade econômica local para o consumo interno da sociedade que ali vai se formando e se desenvolvendo.

Na colônia de exploração é utilizado o trabalho escravo em grandes propriedades, enquanto na colônia de povoamento há liberdade de trabalho e política atrativa aos trabalhadores.

Quais são as características de uma colônia de povoamento?

Uma colônia de povoamento não faz parte do balanço comercial de sua metrópole e por isso não é completamente dependente dela. Por essa razão o seu Pacto Colonial é mais fraco. Suas características incluem:

  • O estabelecimento do homem no solo, construção de uma sociedade e de todos os elementos necessários para tal, como escolas, fábricas e igrejas;
  • Mercado interno e economia de subsistência;
  • Autonomia comercial e liberdade para trabalhar;
  • Independência política, postura de liberdade e voz ativa dos trabalhadores na participação política e nas decisões sobre o futuro da terra;
  • Policultura, que é a criação de vários tipos de produtos agrícolas na terra e a existência paralela de um comércio que produz para mercados tanto internos quanto externos, além das manufaturas;
  • Produtos que se assemelham aos de sua metrópole.

Como se forma uma colônia de povoamento?

O estabelecimento de uma colônia de povoamento é feito a partir do deslocamento de um povo de sua nação de origem para outro território, promovido pelo Estado nacional, após a descoberta e conquista das novas terras.

Nesse processo, a população que já reside nesse novo território é submetida ao controle dos novos colonizadores locais, retirada à força ou mesmo completamente destruída através do genocídio, ou seja, o extermínio de um determinado povo através de assassinatos.

A terra, então, é desenvolvida com a formação de fazendas de pequeno e médio portes, e assim as atividades econômicas começam a girar em torno da produção agrícola para suprir as necessidades internas da colônia.

Uma colônia de povoamento geralmente resulta em nações desenvolvidas e de primeiro mundo, como os Estados Unidos, por exemplo. A situação de um determinado povo e local é um reflexo direto de suas formações históricas.


Leia também:

Colonização Portuguesa

Dois Tipos de Colônias

Organização Política do Brasil-Colônia