Paisagens culturais

As paisagens são dinâmicas e estão em constante transformação. Assim expressam nelas interposições entre o passado e o presente e elementos naturais e culturais

Definição do termo paisagem: é a forma como os elementos naturais estão no espaço, e que são percebidos pelos homens com o uso de ao menos um dos 5 sentidos. Esta pode estar relacionada a um ambiente estático ou um ambiente em que exista movimento.

Aí temos duas definições de paisagens: as paisagens naturais e as paisagens culturais.

  • Paisagens naturais

São as paisagens dominadas pelas várias transformações causadas pela natureza. São a expressão dos elementos naturais em si, sem nenhuma ou pouca alteração do homem. Neste conceito incluímos também as regiões inóspitas, onde não pode existir vida humana.

  • Paisagens culturais

São as paisagens que mostram as transformações sofridas pelo ser humano. Estas são modificadas através da exploração e da utilização dos recursos naturais. São as expressões das atividades humanas.

Assim, qualquer tipo de edificação construída, qualquer intervenção não natural sobre o espaço formam as paisagens naturais. Como, por exemplo, uma cidade ou mesmo um campo de produção de agricultura.

Muitas vezes os elementos das paisagens naturais e culturais não se juntam. Assim, numa mesmo ambiente, você pode ver elementos culturais em paisagens naturais e também o contrário.

Podemos observar também que as paisagens naturais se modificam em tempos diferentes das paisagens culturais. Isso porque as transformações ambientais são mais lentas, enquanto as dinâmicas culturais e sociais mudam rapidamente e radicalmente as regiões.

Assim, as paisagens naturais podem levar milhares de anos para sofrer alguma modificação, enquanto as naturais passam por isso em poucos instantes.

Os homens conseguem transformar o espaço com cada vez mais técnicas e facilidade. Assim, como o desenvolvimento destas técnicas está cada vez mais eficaz, as paisagens naturais estão se tornando cada vez mais escassas.

Portanto, devemos sempre que possível manter o meio ambiente preservado, criando um equilíbrio entre as paisagens naturais e culturais.


Mais Sobre esse Assunto: