O Que é uma Política de Crédito?

A política de crédito é uma estratégia traçada pelas empresas em situações de financiamentos ou empréstimos para seus clientes. As normas redigidas na política de crédito buscam alcançar o equilíbrio entre os objetivos de lucro da firma com as necessidades que os clientes possuem. Sua meta é fazer com que a companhia obtenha lucro, ajustando os riscos a se correr, e conquistar a satisfação do cliente, que fica fiel à empresa, ao mesmo tempo em que permanece um portfólio sólido de crédito.

Para se criar uma política de crédito é necessário entender a posição da empresa no mercado, a utilização da sua capacidade de produção e recursos e objetivos financeiros da companhia.

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Política de crédito e cobranças

Em algumas situações, o cliente pode acabar não efetuando o pagamento, tornando-se inadimplente. O fenômeno da inadimplência não é algo raro, é um risco que todo empresário corre , porém, para evitar isso, deve-se atentar a alguns aspectos na análise de crédito, como:

  • Oferecer um departamento de recursos humanos em crédito cordial e amigável aos clientes;
  • Cuidado ao coletar os dados durante a entrevista ao cliente;
  • Ser totalmente imparcial no momento da análise e realizar a medição do índice de inadimplência.

Desta forma será possível diminuir o número de inadimplentes.

Exemplos de políticas de crédito

As formais mais comuns das políticas de crédito são:

  • Crédito Liberal e Cobrança Rigorosa: É quando a companhia realiza vendas para qualquer cliente, independente da sua capacidade creditícia, e qualquer tipo de atraso no pagamento é perseguido agressivamente;
  • Crédito Rigoroso e Cobranças Liberais: Nesse meio, a política de aprovação do crédito é rigorosamente seguida, deixando a análise do cliente mais rígida. Logo os produtos são vendidos somente para clientes com boa qualidade creditícia, o que diminui os problemas com atrasos, fazendo com que a cobrança seja mais leve;
  • Crédito Rigoroso e Cobranças Rigorosas: É o método que utiliza as formas mais rígidas de aprovação e cobrança. Nele, a entrevista do cliente é muito rigorosa e a cobrança é feita de maneira extremamente rápida;
  • Crédito Liberal e Cobranças Liberais: As ações de cobranças acontecem de maneira vaga e a venda dos créditos acontece praticamente para todos os clientes. Isso faz com que as vendas aumentem em números expressivos, porém corre-se o risco de ter um grande número de inadimplentes e altos custos com cobranças;
  • Crédito Moderado e Cobranças Moderadas: Esse é um dos métodos mais aplicados nas políticas de crédito. Ele apresenta tanto um ótimo número de vendas quanto as condições de recebimento, mantendo os valores perdidos em um patamar aceitável.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: História Geral