O Que é uma Política de Crédito?

A política de crédito é uma estratégia traçada pelas empresas em situações de financiamentos ou empréstimos para seus clientes. As normas redigidas na política de crédito buscam alcançar o equilíbrio entre os objetivos de lucro da firma com as necessidades que os clientes possuem. Sua meta é fazer com que a companhia obtenha lucro, ajustando os riscos a se correr, e conquistar a satisfação do cliente, que fica fiel à empresa, ao mesmo tempo em que permanece um portfólio sólido de crédito.

Para se criar uma política de crédito é necessário entender a posição da empresa no mercado, a utilização da sua capacidade de produção e recursos e objetivos financeiros da companhia.

Leia também:

Política de crédito e cobranças

Em algumas situações, o cliente pode acabar não efetuando o pagamento, tornando-se inadimplente. O fenômeno da inadimplência não é algo raro, é um risco que todo empresário corre , porém, para evitar isso, deve-se atentar a alguns aspectos na análise de crédito, como:

  • Oferecer um departamento de recursos humanos em crédito cordial e amigável aos clientes;
  • Cuidado ao coletar os dados durante a entrevista ao cliente;
  • Ser totalmente imparcial no momento da análise e realizar a medição do índice de inadimplência.

Desta forma será possível diminuir o número de inadimplentes.

Exemplos de políticas de crédito

As formais mais comuns das políticas de crédito são:

  • Crédito Liberal e Cobrança Rigorosa: É quando a companhia realiza vendas para qualquer cliente, independente da sua capacidade creditícia, e qualquer tipo de atraso no pagamento é perseguido agressivamente;
  • Crédito Rigoroso e Cobranças Liberais: Nesse meio, a política de aprovação do crédito é rigorosamente seguida, deixando a análise do cliente mais rígida. Logo os produtos são vendidos somente para clientes com boa qualidade creditícia, o que diminui os problemas com atrasos, fazendo com que a cobrança seja mais leve;
  • Crédito Rigoroso e Cobranças Rigorosas: É o método que utiliza as formas mais rígidas de aprovação e cobrança. Nele, a entrevista do cliente é muito rigorosa e a cobrança é feita de maneira extremamente rápida;
  • Crédito Liberal e Cobranças Liberais: As ações de cobranças acontecem de maneira vaga e a venda dos créditos acontece praticamente para todos os clientes. Isso faz com que as vendas aumentem em números expressivos, porém corre-se o risco de ter um grande número de inadimplentes e altos custos com cobranças;
  • Crédito Moderado e Cobranças Moderadas: Esse é um dos métodos mais aplicados nas políticas de crédito. Ele apresenta tanto um ótimo número de vendas quanto as condições de recebimento, mantendo os valores perdidos em um patamar aceitável.