O Que é Política Fiscal?

Política fiscal é o conjunto de medidas adotadas pelo governo para tentar equilibrar as receitas (ganhos) e gastos do dinheiro público, visando o crescimento econômico nacional. A política fiscal expansionista e a política fiscal contracionista são categorias da política fiscal que possuem alternativas diferentes dependendo da situação atual da economia.

As receitas do governo são obtidas através dos impostos e, mais raramente, da venda de bens públicos. Já os gastos dizem respeito às despesas que o governo tem com a saúde, os salários dos seus funcionários, educação, investimentos, etc.

Assim, quando as receitas estão sendo mais altas que os gastos, ocorre o chamado superávit da economia e, quando elas estão mais baixas e os gastos maiores, tem-se um déficit. Sobretudo, quando se tem um equilíbrio entre os dois há um aumento significativo da oferta de empregos, redistribuição de renda, estabilidade de preços, dentre diversos outros fatores.

A política fiscal brasileira é um instrumento muito importante contra as crises econômicas enfrentadas pelo Brasil, sobretudo, ela por si só não é suficiente para promover uma estabilidade desejada, necessitando de outras políticas atuando concomitantemente.

Leia também:

Política fiscal expansionista e contracionista

A política fiscal expansionista estimula o crescimento econômico quando o governo está enfrentando períodos de retrocesso e, para isso, aumentar as despesas públicas para gerar mais empregos, diminuir os impostos para aumentar o consumo e aumentar o investimento nas empresas são medidas tomadas pela política fiscal expansionista.

A política fiscal contracionista, também chamada de política fiscal restritiva, ao contrário da expansionista, visa reduzir o crescimento econômico quando ele está em expansão excessiva para controlar as taxas de inflação causadas nesse contexto.

Assim, as medidas adotadas por essa política são: a redução das despesas públicas para desacelerar a produção e aumento dos impostos para que haja uma diminuição do consumo.

O que é política monetária?

A política monetária é o conjunto de medidas do Banco Central para controlar a oferta da moeda dependendo da situação econômica do país.

Os dois tipos de política monetária são:

  • Política monetária expansionista – Essa política reduz as taxas de juros quando a economia está em retrocesso e, assim, coloca mais dinheiro nas mãos das pessoas e estimula o crescimento da economia;
  • Política monetária contracionista – Aumenta as taxas de juros quando a economia está crescendo muito rápido, desencorajando pessoas e empresas a fazerem empréstimos em bancos, a fim de controlar a inflação.

Portanto, a política monetária e a política fiscal estão totalmente interligadas e precisam trabalhar juntas para que a economia funcione bem, pois enquanto a primeira controla o comportamento da moeda, a segunda opera frente aos gastos e receitas estatais.