População absoluta e densidade demográfica

O que é população absoluta e densidade demográfica? População absoluta é o número total de habitantes de um lugar (país, cidade, região etc.). Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que é populoso ou de grande população absoluta; e quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é não-populoso ou de pequena população absoluta.

Vejamos alguns exemplos a nível mundial: países populosos China, Índia, Brasil, Japão; não-populosos.  Portugal, Canadá, Uruguai, Austrália;  cidades populosas.  Tóquio, Cidade do México, Nova Junque, São chulo; não-populosas.  Coimbra, Canberra, Genebra, Macapá; regiões populosas leste e sudeste asiáticos, nordeste dos Estados Unidos, noroeste da Europa; não-populosas  Amazônia, Patagônia, Sibéria.

Densidade demográfica é a média de habitantes por km2. Para obtê-la basta dividir a população absoluta pela área. Quando um lugar possui elevada densidade demográfica dizemos que é densamente povoado; e quando possui baixa densidade dizemos que é fracamente povoado.

Observe alguns exemplos:

Países densamente povoados  Mônaco (15.470 hab/km2), Cingapura (4.337), Bangladesh (740), Formosa (556), Holanda (360); países fracamente povoados  Mongólia (1,4), Austrália (2,2), Canadá (2,6), Arábia Saudita (6,7), Argentina (11,7), Brasil (17,3).

Regiões densamente povoadas  deita do Rio Ganges, leste da China, noroeste da Europa; e fracamente povoadas  Amazônia, Patagônia, Sibéria.

Observe que nem todos os países populosos são necessariamente povoados (por exemplo: EUA, URSS e Brasil), bem como nem todos os países povoados são necessariamente populosos (por exemplo: Holanda, Bélgica e Formosa).

Alguns países são ao mesmo tempo populosos e povoados (Índia, Japão, Bangladesh) e outros não são nem populosos nem povoados (Canadá, Austrália, Arábia Saudita).

De ser bastante difundida e utilizada, a noção de densidade demográfica por si só é um dado muito vago e por isso pouco significativo. Saber simplesmente que a densidade demográfica de um país é de 10, 100 ou 500 hab/km2 é de fato uma informação muito vaga, porque nada podemos concluir a respeito da distribuição efetiva da população pelo território e também não podemos deduzir nada a respeito das condições de vida da população.

A densidade média da China (117 hab/km2) não reflete absolutamente a realidade do país, que é marcado na prática por densidades elevadíssimas na porção leste e por baixíssimas densidades na porção oeste.

Existem países fracamente povoados ricos (Canadá) e pobres (Zaire), bem como países densamente povoados ricos (Japão) e pobres (Bangladesh).

E assim, é a diferença entre população absoluta e densidade demográfica.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Geografia Geral