Possibilismo Geográfico

O Possibilismo Geográfico é uma corrente de estudo da Geografia francesa, surgido no final do século XIX, como resposta às colocações deterministas de Ratzel, que visava a compreensão da influência do meio na formação e nas ideias da sociedade.

Entenda mais sobre o Possibilismo Geográfico

O mentor das ideias possibilistas foi Paul Vidal de La Blanche, que focalizou a relação homem/meio, tendo como pano de fundo o confronto entre França e Alemanha. O Possibilismo proliferou por entre a intelectualidade francesa da época, tendo um papel fundamental na consolidação da sociedade burguesa francesa. Seu objetivo era abolir qualquer ideia determinista, e por meio da objetividade e neutralidade buscava legitimar as doutrinas da ordem.

A Geografia teve um tratamento privilegiado na época, no processo de neutralização da ciência visando à manutenção ideológica, sendo a disciplina incluída em todas as séries do ensino básico, além de serem criados institutos e universidades de Geografia.

Assim, nessa ótica considerou-se a natureza como doadora de possibilidades para que o homem pudesse modificá-la a seu favor, se quisesse. Bastaria intervir na natureza e adequá-la às suas necessidades.

Dentro dessa perspectiva, o homem poderia transformar o meio que bem entendesse, pois além de modificá-lo ele também se adapta ao esse próprio meio modificado. Os adeptos da perspectiva possibilista não responsabilizam as condições ambientais pela pobreza da população regional, pois a natureza oferece condições para que o homem a modifique.

Ou seja, o homem não sofre, simplesmente, a ação do meio natural e sim manifesta a sua ação sobre o meio, sendo o homem um agente geográfico que atua sobre o meio natural, usando sua influência e criando possibilidades de sobrevivência.

É importante considerar que o Possibilismo, sendo uma corrente do pensamento geográfico francês, surgiu por conta de uma necessidade Estatal, ao atender os interesses do expansionismo Francês, objetivando a interação homem com o meio natural.


Mais Sobre esse Assunto: