Primeiro Mundo ou conjunto dos países desenvolvidos capitalistas

Primeiro Mundo é formado por trinta países, compreendendo Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Israel e os países da Europa Ocidental. Embora represente apenas cerca de 16% do total de países e da população mundial, é responsável por mais de 60% da produção industrial e por quase 70% do comércio internacional. Sua renda per capita média é cerca de 50 vezes maior que a dos países subdesenvolvidos mais pobres, e de onze vezes superior à dos países socialistas.

Primeiro Mundo ou conjunto dos países desenvolvidos capitalistas

Como são os países do Primeiro Mundo ou conjunto dos países desenvolvidos capitalistas

A maior parte dos países desenvolvidos capitalistas apresenta as seguintes características: elevada industrialização e altas taxas de população urbana; predomínio das exportações de produtos industrializados e de tecnologias, importações de produtos primários e economia fortemente concentrada nos setores secundário e terciário; desigualdades sociais internas não violentas e indicadores socioeconômicos favoráveis ou positivos; elevada renda per capita e grande consumo de bens e serviços (sociedades de consumo).

Quanto aos princípios teóricos do sistema capitalista, podemos assim caracterizá-lo, de maneira simplificada: propriedade privada dos meios de produção (capital, terras, máquinas etc.); divisão da sociedade em duas classes sociais: a burguesia, que detém os meios de produção (fábricas, fazendas, etc.), e o proletariado, que detém a força de trabalho; o lucro como finalidade principal da produção; economia regulada pelo mercado, ou seja, o equilíbrio entre a oferta e a procura de bens e serviços é mantido pelo jogo do mercado (flutuação dos preços).

Sabemos, no entanto, que essas características ou princípios teóricos nem sempre se verificam na prática no Primeiro Mundo. Por exemplo: o Brasil é um país capitalista onde o Estado detém e controla.

Faça um comentário!