Quadrilátero Ferrífero

Quadrilátero Ferrífero é a região delimitada pelos municípios mineiros de Congonhas, Belo Horizonte, Santa Bárbara e Mariana.

Estrutura do Quadrilátero Ferrífero

A estrutura geológica do Quadrilátero Ferrífero é formada por rochas do período pré-cambriano (era Proterozóica), que se formaram há cerca de quatro bilhões de anos. Por isso, essa região concentra vastas reservas de minério de ferro e manganês, além de quantidades menores de nióbio, ouro, alumínio, etc.

O ferro daí extraído tem dois destinos: a produção do vale do rio Doce, que está sob o monopólio da CVRD (Companhia Vale do Rio Doce, estatal privatizada em 1997) é vendida ao mercado externo; o minério de ferro do Vale do Rio Parapeba é dirigido ao mercado interno, isto é, destina-se às metalúrgicas e siderúrgicas, tanto aquelas situadas no chamado Vale do Aço, como a Usiminas, a Açominas e a Mannesman, quanto as localizadas em outros estados, como a Cosipa (Cubatão  SP) e a CSN (Volta Redonda   RJ).

O manganês extraído do Quadrilátero Ferrífero atende exclusivamente ao mercado interno, composto em grande parte pelas siderúrgicas e metalúrgicas já mencionadas.

Atualizado em: 27/10/2017 na categoria: Geografia do Brasil