O Que é o Quinhentismo?

O Quinhentismo foi a primeira forma de manifestação literária brasileira. O Quinhentismo ficou muito conhecido pelo nome de “literatura de informação”, pois tinha como função informar à corte sobre o andamento da expedição.

Esse foi o período literário que reuniu vários relatos das viagens feitas pelos colonos nas novas terras, onde eram descritos a geografia do local, suas riquezas e o povo que habitava no local.

Leia também:

Quinhentismo no Brasil

Como a literatura brasileira ainda não possuía identidade própria, o movimento foi formado a partir das influências de outros tipos de escritas, principalmente pela portuguesa, grande inspiração dos escritores locais.

Por não possuir uma identidade, as obras daquela época davam significação aos europeus, logo, tinha pouquíssima semelhança com o dia a dia dos moradores do país, que buscavam os folhetins com o intuito de se informar sobre os acontecimentos na colônia.

Características do Quinhentismo

O quinhentismo tinha como principal característica a literatura de informação. Os escritores da época que consistiam, principalmente, em escrivães que chegaram acompanhando as caravelas portuguesas, relatavam as terras encontradas por meio de cartas aos mandatários portugueses. Nessas cartas, os autores mesclavam a informação com as aventuras vividas pela tripulação em alto mar e nas terras desconhecidas.

Outros tipos de autores marcantes no quinhentismo foram os jesuítas, responsáveis pela catequização dos índios, que criaram a “literatura de catequese“, uma forma de ensinar a religião e a língua para os índios.

Literatura e autores

Os principais autores dessa época são:

  • Pero Vaz de Caminha, que relatou a principal publicação do movimento, “A Carta de Pero Vaz de Caminha”, onde ele relata o descobrimento do Brasil;
  • Padre José de Anchieta, que escreveu “Os Feitos de Mem Sá, o “Poema à Virgem”, e a “Cartilha dos Navios”, o primeiro livro gramatical da língua Tupi-Guarani.

As obras publicadas tinham grandes inspirações no movimento Renascentista europeu, que vivia seu auge na época.

Contexto histórico

O quinhentismo tem esse nome poruqe surgiu no século XVI, em 1500, período em que o Brasil foi descoberto pelos portugueses e o das grandes navegações. Ele surgiu na necessidade de comunicação entre a corte e os aventureiros que aqui estavam e também da peregrinação dos jesuítas, que buscavam catequizar os nativos com as doutrinações da igreja.