Significado de Empatia – O que é, Tipos e Exemplos

Para além do significado de empatia que vemos no dicionário, ser empático é saber se colocar no lugar do outro; é fazer o máximo para entender o que o outro sente, sem julgar, ainda que a situação que ele ou ela esteja passando esteja fora da sua zona de conforto.

Além disso, ter empatia é ter quase que uma necessidade espontânea de fazer algo para ajudar o outro, seja com palavras de conforto ou atitudes em prol de uma solução para o problema.

Sinônimos de Empatia

Alguns sinônimos de empatia são afeição, amor, afeto, compreensão, união, fraternidade.

Antônimos de Empatia

Já alguns antônimos de empatia que podemos citar, são: egoísmo, antipatia, desamor, desprezo, desvalorização, asco.

Tipos de Empatia

Compassiva:

É quando além de entendermos o que o outro está passando e sentindo, somos motivados de forma natural a ajudá-lo sempre que necessário. É abraçar a dor do outro como se fosse sua e ir rapidamente em busca de qualquer atitude que possa resolver o problema do próximo. É quando nos movemos em prol do bem das pessoas, seres ou causas ao nosso redor.

Cognitiva:

É muitas vezes usadas por líderes de equipe, que ao perceber o que a outra pessoa sente e entender mais sobre o que ela deseja, motivam pessoas para realizar melhores negociações. É a capacidade de entender o que o outro quer, para sempre ir em busca de algo melhor, a partir daquilo.

Emocional:

É sentir tanto pelo outro e se colocar tanto no lugar do próximo, ao ponto de sentir até fisicamente o que o outro está sentindo. É quando as dores do outro te afeta. Deve-se tomar cuidado com esse tipo de emoção, pois quando sentida de maneira intensa, pode se tornar algo estressante e desgastante pra você também.

Exemplos de Empatia

Situações de ver alguém passando por alguma dificuldade e fazer o possível para ajudar. Seja com palavras de conforto ou com ações.

Dividir a dor, compreender a pessoa, erguer o astral da pessoa.

Compreender o que seu namorado, amigo ou alguém que conhece está sentindo, ainda que ele esteja triste, com raiva, chateado, e ao invés de julgá-lo, confortá-lo com palavras e/ou atitudes calorosas.

Atualizado em: 06/10/2020 na categoria: Português