O Que é o Unilateralismo e o Multilateralismo?

O unilateralismo e multilateralismo na política são termos com sentidos opostos. O unilateralismo é quando alguém toma uma determinada decisão sem consultar a opinião dos demais. Já o multilateralismo é uma decisão que foi tomada com consentimento de todos os envolvidos na ação.

Unilateralismo

O Unilateralismo é a tomada de decisão ou agenda de que apoie uma ação unilateral. Essa política se refere a uma ação ou decisão tomada apenas por parte de um agente, sem aprovação ou resposta de terceiros. Geralmente esse tipo de ato tem efeito quase sempre em prol do benefício próprio.

Unilateralismo na política

No mundo, essa prática é mais vista nas políticas internacionais ou em tomadas de decisões partidárias. Um exemplo é o apoio que a Rússia deu ao regime da Síria, enviando ajuda militar. Essa foi uma prática do Unilateralismo pois essa ação foi feita som apoio dos membros da comunidade internacional.

Multilateralismo

O multilateralismo é quando várias pessoas ou nações passam a trabalhar em conjunto sobre um determinado tema ou proposta. Ela refere-se à ação tomada em decisão conjunta, ou seja, com o apoio que legitime o ato.

Multilateralismo na política

Um exemplo de multilateralismo político é quando grandes nações se organizam ou tomam decisões em conjunto, como a criação da Organização da Nações Unidas (ONU).