Vegetação do clima subtropical mata de araucária

As áreas de clima subtropical são as únicas em território brasileiro que apresentam de maneira nítida as quatro estações do ano. O inverno dessas áreas, cujo rigor é acentuado nos pontos mais altos, é responsável pelo aparecimento da mata de araucária.

A mata de araucária é formada por espécies arbóreas aciculifoliadas,  vegetação que apresenta folhas em forma de agulha, adaptadas a eventuais nevascas e geadas. Outrora, era comum nas terras mais altas das regiões Sul e Sudeste. A espécie mais comum nessa formação vegetal é uma conífera, a araucária, conhecida popularmente como pinheiro do Paraná.

Essa árvore, aliás, tornou-se símbolo do estado do Paraná. A ocorrência conjunta de outras espécies arbóreas, muitas das quais presentes também na Mata Atlântica, fazia da mata de araucária uma floresta heterogênea. Hoje, a mata de araucária está praticamente extinta, restringindo-se a algumas encostas dos morros e às áreas de reservas florestais públicas. Sua devastação deveu-se à valorização econômica de sua madeira, o pinho, matéria-prima usada tanto para a construção civil como para a fabricação de pasta de celulose.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Geografia Geral