Xenofobia no Brasil

A xenofobia no Brasil costuma ser manifestada em relação a outros povos tidos como “inferiores” em relação a esse país. Um exemplo de xenofobia no Brasil é a celebração dos povos europeus, enquanto haitianos, venezuelanos ou sírios – que enfrentam algum tipo de crise em seus países de origem – são hostilizados. Esse tipo de conduta é bastante infame, pois trata-se de um dos países que mais abrigam pessoas de outras nacionalidades.

Para se ter uma ideia, a Secretaria Especial de Direitos Humanos divulgou que houve um crescimento de 633% das denúncias para xenofobia no Brasil no ano de 2015, em relação ao ano anterior. E esse tipo de conduta é manifestado também por integrantes de órgãos oficiais.

Significado de xenofobia

A xenofobia é a desconfiança, temor ou hostilidade ao estrangeiro – e isso inclui pessoas de outro país, cultura ou dentro do mesmo lugar, na condição de forasteiro. Na prática, é a violência justificada por questões como lugar, língua ou etnia de outro povo.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a xenofobia envolve “atitudes, preconceitos e comportamentos que rejeitam, excluem e difamam pessoas, com base na percepção de que eles são estranhos ou estrangeiros à comunidade, sociedade ou identidade nacional”.

Impacto da xenofobia no Brasil

Por serem vistos como pessoas inferiores, não são raros os casos de imigrantes que precisam se submeter a trabalhos análogos à escravidão, quando vêm tentar a sorte aqui no país, além de serem afastados de serviços públicos.

Xenofobia entre brasileiros

Outra manifestação de preconceito se dá entre os próprios povos migrantes de uma região do país para a outra. Esta é a realidade de nordestinos e nortistas quando decidem buscar melhores condições de vida no centro-sul do país, por exemplo. Muitas vezes, esses migrantes enfrentam hostilidades por terem costumes e cultura diferentes das dos demais. O movimento separatista “Sul é meu país” é um reflexo desse sentimento de superioridade em relação ao restante da nação.

Atualizado em: 04/09/2019 na categoria: Geografia do Brasil, Geografia Geral