América Anglo-Saxônica: Aspectos Físicos

Ao todo, a América Anglo-Saxônica possui 19 milhões de Km² e abrange os Estados Unidos, Canadá, algumas ilhas do Caribe, situadas na América Central, assim como Belize, e Guiana na América do Sul.

Quando se fala em América Anglo-Saxônica, se faz referência aos países que possuem o inglês como principal idioma e que estão ligados histórica e culturalmente com a Inglaterra.

Clima da América Anglo-Saxônica

O clima predominante nessa região é o temperado continental e oceânico. Isso significa que as temperaturas médias ficam abaixo dos 20°. Na parte sul dos Estados Unidos, América central e América do Sul, também é possível encontrar o clima tropical e subtropical, onde as temperaturas são mais altas.

Já no Norte do Canadá é possível encontrar um clima polar e subpolar com temperaturas bastante baixas durante todo o ano.

Relevo da América Anglo-Saxônica

O relevo é bastante diversificado devido à grande extensão de terras. As formações recentes e elevadas que formam as montanhas rochosas estão mais concentradas na costa do Oceano Pacífico. Já na costa do Oceano Atlântico é possível encontrar formações mais desgastadas e antigas.

Ainda é possível encontrar planaltos, planícies lacustres e litorâneas e altitudes que chegam a 6 mil metros por conta dos desdobramentos modernos.

Vegetação da América Anglo-Saxônica

A vegetação também é bastante variada e isso ocorre devido ao relevo e ao clima. No geral, predomina a floresta temperada que foi bastante devastada. Mas é possível também encontrar florestas boreais, tundras, herbáceas e pequenos bosques, pântanos, pradarias e desertos. Já nas áreas muito frias, ao norte do Canadá, existem locais que não possuem nenhum tipo de vegetação.

Hidrografia da América Anglo-Saxônica

A região dos Grandes Lagos fica na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, com os lagos Superior, Michigan, Erie e Ontário.

Os rios que são destaque na região são o rio São Lourenço, o Mississípi, o Missouri, o Mackenzie, o Hudson (que corta a cidade de Nova Iorque), o Colúmbia, o Colorado, o Grande (nas fronteiras dos Estados Unidos com o México) e outros. Aproximadamente um terço do território dos Estados Unidos é banhado pela bacia dos rios Mississípi-Missouri.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Geografia Geral