Atividades com vogal I

Para que as metas de aprendizado possam ser cumpridas ao longo do período de alfabetização, é interessante que cada letrinha seja trabalhada de modo individual em um primeiro momento, começando pelas vogais.

Assim, podemos falar sobre cada uma delas de maneira mais atenta, propondo atividades específicas que podem nos ajudar bastante. Sabendo disso, organizamos abaixo atividades com a vogal I, assim como mais sugestões para o momento:

Como trabalhar com as vogais na educação infantil?

O principal aspecto que precisa ter em vista para trabalhar as vogais com as crianças é a ludicidade, já que nessa etapa da vida elas terão uma maior facilidade para aprender enquanto se divertem, gerando também um maior interesse para assuntos posteriores.

Sendo assim, é preciso pensar de maneira criativa na forma como passará esse conhecimento, podendo incluir até mesmo atividades de pintura para fixação do formato da letra, bem como outras ideias que podem ser enviadas para casa.

Isso porque o estímulo da família se torna fundamental para que possam se sentir ainda mais motivadas a aprender. Inclusive, enquanto professora, busque estar em constante contato com os responsáveis para reforçar essa importância.

Quais as atividades para estimular a leitura e a escrita?

Considerando que ao longo da educação infantil as crianças estão tendo uma série de aprendizados que, de modo conectado, auxiliam para a leitura e a escrita, podemos pensar também em atividades que as motivam diante dessas práticas, gerando excelentes resultados tanto a curto quanto a longo prazo.

Diante disso, entre as nossas sugestões estão as seguintes:

  • Uso de audiolivros para intepretação de histórias;
  • Quiz de escrita correta das palavras;
  • Roda de leitura;
  • Jogos como caça-palavras;
  • Ditados.

É claro que essas são apenas algumas sugestões e você pode ter diversas outras ideias a partir delas, mesclando as aulas entre modelos mais formais e lúdicos para que a turma possa ter acesso a ambos os modos e aprenda mais com cada um deles.

Atividades com vogal I

Uma boa maneira de incentivar o aprendizado de cada letrinha é com a identificação de objetos que são iniciados com ela, ajudando a visualizar o seu uso.

Ainda nesse sentido, estimule também a escrita da letra. Nesse caso, será preciso escrever a vogal I por diversas vezes para formar o nome correto de cada animal.

3. Para auxiliar nas associações, proponha ativididades como essa, que inclusive possuem certa ludicidade e ainda podem ser coloridas ao final.

4. Quando ainda estiver no início das aulas sobre a vogal, opte por exercícios como esse, com uma escrita que é guiada pelo espaço tracejado ou pontilhado.

5. Em meio a outras letras, inclusive algumas que as crianças podem nem conhecer ainda, a missão dessa atividade é identificar e colorir somente as vogais I.

6. A partir desses exercícios, se torna possível trabalhar de maneira conjunta tanto a escrita quanto a leitura.

7. E como é comum que siga uma ordem nesse estudo, ao trabalhar a vogal I já terá visto também A e E. Ou seja, pode trabalhar as três vogais em uma mesma atividade.

8. Isso contribui para que a criança não esqueça daquilo que foi visto e possa gerar a conexão devida entre os assuntos ainda que sejam vistos individualmente.

9. Para evitar esse esquecimento, outra dica é não ter um intervalo de tempo muito grande entre uma vogal e outra, assim o conhecimento poderá se manter fixado.

10. As ideias são muitas e cada uma delas poderá te auxiliar para que as crianças sejam alfabetizadas. Não esqueça também de se fazer constantemente presente para identificar possíveis dúvidas enquanto as atividades são realizadas.

Atualizado em: 11/06/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização