» » Características do Capitalismo

Características do Capitalismo

O capitalismo é o sistema econômico mais adotado no mundo atualmente. Entre suas principais características estão o acúmulo de capital, busca por lucro, divisão de classes e competitividade no mercado.

Esse sistema econômico se estabeleceu na transição da idade média para a idade moderna, com a queda do sistema feudal e a ascensão da burguesia.

Acumulo de riquezas

As camadas mais ricas são as que mais concentram renda no sistema capitalista.

Propriedade privada

Os sistemas produtivos são bens particulares ou de uso individual. Geralmente, pertencem a uma pessoa ou grupo.

Busca pelo lucro

A origem do lucro é o acúmulo de valores provenientes do trabalho coletivo, desempenhado pela classe operária. Para garantir o lucro, as empresas costumam procurar fornecedores e matérias-primas mais baratas.

Mão de obra assalariada

O proletariado vende a sua força de trabalho, em troca de uma remuneração. Atualmente, os proletários são maioria, usando o salário pago pelos donos de propriedades privadas para adquirir produtos e bens de outros capitalistas. É isso o que faz com que o sistema econômico se movimente.

Economia de mercado

Nesse modelo, o Estado pouco intervém no mercado capitalista. Tudo é definido pela livre iniciativa. A lei da oferta e da procura é o que regula isso. A competitividade entre as empresas também é importante, já que ela aumenta as possibilidades, ajudando na movimentação dos preços.

Divisão de classes

É a separação entre o lado que detém lucro e poder (os donos dos meios de produção) e quem deve trabalhar para garantir esse lucro (o proletariado).

Uma das consequências desse modelo é a existência de desigualdades sociais, com grupos extremamente ricos e pessoas vivendo em grande pobreza. Isso é ainda pior quando o país não é capaz de garantir condições mínimas que possibilitem um padrão de vida de qualidade para todos os habitantes.

Atualizado em: 05/12/2018 na categoria: História Geral