» » Características do Renascimento

Características do Renascimento

As principais características do Renascimento foram o Humanismo, o Racionalismo, o Individualismo, o Antropocentrismo, o Cientificismo, o Universalismo, e a valorização dos valores da Antiguidade Clássica.

O Renascimento ocorreu a parti do início do século XV, com origem na Itália. Ele surgiu como um movimento artístico, intelectual e filosófico que tinha como principal objetivo a ruptura com os valores sociais e culturais vigentes na época, que caracterizam a Idade Média, com foco na religião.

A ideia era a de resgatar os valores da antiguidade clássica e devolver o foco à razão e ao pensamento humano. Foi a partir do Renascimento que se iniciou o período histórico que conhecemos hoje como Idade Moderna.

Humanismo

O humanismo é definido como a valorização do ser humano, da natureza, bem como das suas relações, e do pensamento humano em relação ao mundo ao seu redor. Ele se refletiu principalmente nas artes e na filosofia.

Racionalismo

O racionalismo dava enfoque máximo à racionalidade humana, à razão, aos experimentos e ao pensamento científico contrariando o foco na fé que foi dado aos fenômenos durante a Idade Média. A partir do racionalismo, a ciência se desenvolveu de forma expressiva.

Individualismo

O individualismo está diretamente relacionado com o conceito de humanismo e com a colocação do homem como ser racional responsável pelas ações e protagonista de sua história.

Antropocentrismo

O antropocentrismo veio para completar esses conceitos e colocar o homem no centro de todas as coisas, em oposição ao teocentrismo que reinava durante a Idade Média, que colocava Deus como centro de todas as coisas.

Cientificismo

O cientificismo complementava o racionalismo, enfatizando as pesquisas a racionalidade para dar sentido aos fenômenos naturais e às leis que movem a natureza. Diversas descobertas científicas foram feitas nessa época pela valorização da observação, da investigação científica e da experimentação.

Universalismo

O universalismo pregava o conhecimento sobre todas as coisas, o que explica o surgimento de artistas que também era cientistas e filósofos, como Leonardo da Vinci, e estimulava a busca do conhecimento em todas as áreas do saber.

Valorização dos valores da Antiguidade Clássica

Com o objetivo de romper com as normas e pensamentos vigentes durante a Idade Média, foi feito um resgate dos valores clássicos e uma valorização da figura humana, do seu pensamento, das artes e da filosofia.

Atualizado em: 04/10/2018 na categoria: História Geral