» » O que foi o Colonialismo?

O que foi o Colonialismo?

O termo colonialismo foi inicialmente usado pelos romanos ao se referirem as comunidades rurais fora do território romano, mas logo se tornou um termo mais amplo.

Na prática o que acontecia era a invasão e exploração dos recursos de outras terras fora do continente da metrópole, por meios políticos e militares, apoiados pelos governos absolutistas a fim de extrair benefícios a favor da metrópole colonizadora, teve seu auge nos séculos XVI e XVII.

Consequentemente a população exploradora consegue se desenvolver às custas das riquezas encontradas nas colônias exploradas, que cada vez mais se tornavam parte do império explorador, portanto reféns de suas ordens.

Características do colonialismo

O colonialismo teve como característica marcante sua ideia religiosa, pois além de explorarem e povoarem as terras das colônias, faziam cerimonias e escolas religiosas a fim de cristianizarem os que ali residiam.

Basicamente existiam duas formas de colonialismo, o de exploração, que consistia apenas na extração das riquezas naturais presentes nas colônias e exportação para a metrópole.

Também existia o colonialismo de povoamento, consistia principalmente de fugitivos políticos dos impérios absolutistas, fugiam em busca de um novo mundo para estabelecerem suas vidas.

Entretanto, algumas metrópoles praticavam as duas formas de colonização, isso foi se tornando uma prática muito comum, como por exemplo a colonização dos ingleses na América do norte, estabeleciam colônias de exploração no Norte e de povoamento no sul.

Neocolonialismo

O neocolonialismo foi um conjunto de medidas tomadas pelas potencias europeias no século XIX que culminou na ocupação e exploração dos continentes Africano e Asiático.

Esse processo está diretamente ligado com os avanços alcançados pelos países Europeus com a segunda revolução Industrial, pois possibilitou o surgimento e constante crescimento de grandes indústrias, que viram a exploração dos continentes africano e asiático como uma grande oportunidade de buscar novas matéria prima, mão de obra barata e um novo mercado consumidor, uma forma de acelerar e expandir seu crescimento.

Atualizado em: 04/04/2019 na categoria: História Geral