» » Colônias de Exploração

Colônias de Exploração

Colônia de exploração é um território que foi invadido por uma metrópole com o intuito de extrair as riquezas naturais pertencentes aquela terra, assim gerando riqueza para o país explorador e causando uma devastação na terra explorada.

Sendo assim as colônias exploradas serviam como motores de geração de riqueza, já que todos os recursos eram enviados para a metrópole, eram retirados recursos minerais e vegetais.

No Brasil os portugueses montaram a primeiramente uma colônia de exploração para a retirada do pau-brasil e logo depois da cana de açúcar.

Colônias de Exploração e Povoamento

Apesar de existirem basicamente duas formas de colonização, a de exploração e de povoamento, algumas metrópoles utilizavam os dois tipos, como o caso da Inglaterra ao explorar a América do Norte.

Enquanto as colônias de exploração tinham um objetivo estreitamente mercantilista, com a intenção apenas da extração das riquezas para o abastecimento da metrópole, as colônias de povoamento eram feitas por fugitivos políticos, que procuravam um novo mundo para se restabelecerem, por tanto as riquezas ficavam na própria colônia com o intuito de faze-la se desenvolver.

Países que foram colônias de exploração

Com a entrada dos países Europeus na América todos países sofreram com as políticas de exploração, porém alguns países ao mesmo tempo tinham colônias de povoamento, como o caso da porção sul dos estados unidos, os ingleses estabeleceram colônias de povoamento ao norte e de exploração ao sul.

Na América do sul alguns países sofreram com as políticas de exploração por parte dos Portugueses e Espanhóis, como no caso do Brasil, Equador, Peru, Venezuela, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Bolívia.

Já na América central países como, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá Belize, foram colônias de exploração.

Na América central o México foi colônia de exploração e os Estados Unidos teve sua porção sul explorada.

Atualizado em: 05/01/2019 na categoria: História Geral