» » Erosão do Solo

Erosão do Solo

A erosão do solo é um processo natural no qual o solo é degrado, através do qual a sua camada superior é progressivamente retirada, expondo, dessa forma, as camadas mais internas.

A erosão do solo pode ocorrer de forma lenta e gradativa ao longo dos anos, gerando pouco ou nenhum impacto na natureza, ou pode ocorrer de forma rápida e súbita, gerando diversos problemas e conseqüências.

O que causa a erosão do solo?

A erosão do solo é causada por elementos naturais como a água, o vento, o gelo, a neve, os animais… Mas ela também pode ser causada pela ação do ser humano, o que vemos com uma freqüência cada vez maior hoje em dia.

Atividades humanas que causam a erosão do solo

A erosão do solo acontece naturalmente através da ação de elementos da natureza, mas ela também é causada, ou acelerada, pela ação do homem nos ambientes naturais.

A atividade humana aumentou cerca de 40 vezes a taxa de erosão do solo no mundo.

Dentre as atividades que causam a erosão do solo encontram-se a agricultura em larga escala, o desmatamento, a construção de estradas e grandes cidades, e mudança climática causada pela poluição, e urbanização crescente e acelerada dos espaços naturais.

Hoje em dia, existe uma preocupação maior em prevenir ou limitar a erosão causada pelas ações humanas, com atenção especial para solos mais vulneráveis, e limitação de atividades como o desmatamento.

Por que a erosão prejudica o solo?

A erosão acelerada ou excessiva do solo gera muitos problemas, tanto no local da erosão, quanto nos locais próximos.

Onde a erosão ocorre, diversos problemas são causados, como, por exemplo, a redução da produtividade da terra para agricultura, ou colapso ecológico.

Esses problemas são causados porque a terra perde a sua camada superficial, rica em nutrientes e minerais essenciais para o crescimento das plantas.

Em casos extremos, a erosão pode levar a um processo chamado de desertificação, no qual não existe o crescimento de nenhum tipo de vegetal, e o solo fica seco e árido como nos desertos.

Mas, mesmo em locais mais distantes, a erosão possui impactos significativos, podendo causar a redução de mananciais de rio e cursos d’água, e destruição de casas e estradas, por aumentar a fragilidade do solo e pela deposição dos sedimentos retirados dos lugares erodidos.

Atualizado em: 23/07/2018 na categoria: Geografia Geral