» » Erosão Eólica

Erosão Eólica

A erosão eólica é o tipo de erosão do solo causada pela atividade do vento. O vento remove a camada superficial do solo, ou deforma estruturas do solo quando está muito forte.

Ela é mais comum em regiões onde o solo é mais fino, seco e arenoso, ou seja, composto por areia, e em regiões sem construções ou vegetação.

A erosão eólica é responsável por formatos curiosos nas rochas, e por esculpir naturalmente colinas e morros.

Como ocorre a erosão eólica?

A erosão eólica ocorre por três processos diferentes, chamados de corrosão, abrasão e deflação.

A corrosão é o desgaste de superfícies do solo causado pelas partículas suspensas no vento, como areia e pedrinhas, que, através do atrito, vão esculpindo e desgastando rochas.

A abrasão é o mesmo desgaste, mas causado por correntes de ar.

Já a deflação é a retirada de fragmentos mais leves das camadas superficiais do solo pelo vento. O movimento do solo na erosão eólica ocorre como resultado de forças exercidas pelo vento contra a superfície.

Cada tipo de solo precisa de um vento em uma velocidade mínimina específica para ser movido, bem como de condições específicas da superfície do solo.

Problemas relacionados à erosão eólica

Apesar de um processo natural e responsável pelas formações de solo que temos hoje, a  erosão eólica é atualmente um sério problema ambiental no mundo todo. É um fenômeno relativamente comum, que é capaz de danificar paisagens naturais e construídas pelo homem pela retirada de solo de um local e deposição em outro.

Dentre as conseqüências da erosão eólica estão a perda do solo, a deterioração da estrutura do solo, ressecamento do solo, redução dos nutrientes e da produtividade do solo, e poluição do ar.

Além disso, as partículas levantadas pelo vento podem ser depositadas em qualquer lugar: dentro de casas, em estradas, no meio de plantações, sendo capazes de cobrir os lugares e gerar muitos problemas.

Como prevenir a erosão eólica?

As melhores formas de prevenir a erosão eólica são: cobrir o solo com plantações, prepara o solo adequadamente, e construir barreiras onde o vento é mais forte e pode prejudicar a agricultura e danificar construções.

Atualizado em: 23/07/2018 na categoria: Geografia Geral